Polêmica marca encontro de blogueiros na BA

Com uma mensagem do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e discursos focados no controle da mídia foi aberto na noite de ontem, em Salvador, a terceira edição do Encontro Nacional de Blogueiros Progressistas (BlogProg).

TIAGO DÉCIMO / SALVADOR, O Estado de S.Paulo

26 Maio 2012 | 03h02

Os debates foram marcados por uma polêmica: a necessidade ou não de regulação da imprensa escrita. Cerca de 300 pessoas participaram da primeira noite do encontro, que tinha como tema Nas redes e nas ruas pela democratização da comunicação.

Na mesa de debates, o ex-ministro da Secretaria de Comunicação do governo Lula, Franklin Martins, corroborou a tese da regulamentação, mas com ressalvas.

"Sou favorável à criação de um marco regulatório para os meios eletrônicos, que dependem de concessão pública, mas sem arranhar a Constituição", afirmou. "Imprensa escrita não precisa de marco regulatório."

A fala causou reação em outros integrantes da mesa. "Claro que estamos falando dos meios de comunicação eletrônicos, mas não dá para deixar de falar dos meios impressos, porque eles continuam tendo acesso a recursos públicos - e não podem fazer qualquer coisa", disse a coordenadora do Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC), Rosane Bertotti.

Lula abriu o encontro em uma mensagem em vídeo. "A comunicação não pode estar concentrada em poucas empresas, por poucas famílias, e os blogs e a internet têm papel fundamental nisso", disse o ex-presidente.

Patrocínio. O evento tem patrocínio dos governos federal e estadual da Bahia, das estatais Petrobrás e Itaipu Binacional e do Comitê Gestor da Internet no Brasil (cgi.br), além de apoio financeiro de 28 instituições e confederações de trabalhadores do País.

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.