PMDB tem 25 prefeituras no RJ, dez a menos que 2008

Partido perdeu em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, e Petrópolis, na região serrana

Clarissa Thomé, de O Estado de S. Paulo

28 de outubro de 2012 | 20h17

O PMDB, do governador Sérgio Cabral e do prefeito Eduardo Paes, ganhou em duas das cidades em que disputava o segundo turno - Volta Redonda, no sul fluminense, e Nova Iguaçu, na Baixada, onde Sheila Gama (PDT), tentava a reeleição. Perdeu em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, e Petrópolis, na região serrana - a prefeitura ficou com o PSB nas duas cidades.

Os peemedebistas encerram a campanha com 25 prefeituras no Estado, dez a menos do que haviam conquistado em 2008. Cabral e Paes fizeram campanha em seis das sete cidades em que houve segundo turno no Estado, numa tentativa de fortalecer o partido para o lançamento da candidatura do vice-governador Luiz Fernando Pezão para a sucessão de Cabral. O PR, de Anthony Garotinho, outro pré-candidato ao governo, fez uma prefeitura hoje: São Gonçalo, segundo maior colégio eleitoral do Estado. Ali, Cabral apoiava o candidato do PDT, Adolfo Konder, que ficou com 43,22% dos votos. Neilton Mulin terminou com 56,78%.

Em Niterói, onde Cabral e Paes se empenharam na campanha de Rodrigo Neves (PT), o petista foi eleito com 52,55% dos votos. Felipe Peixoto (PDT) não conseguiu se desvencilhar da sombra do atual prefeito Jorge Roberto Silveira, que fez administração mal avaliada pela população e teve 47,45% da preferência do eleitor.

Em Belford Roxo, na Baixada Fluminense, foi eleito Dennis Dauttmann (PCdoB), com 61,46% dos votos. O partido estava coligado com o PMDB na cidade.

Reflexo do encolhimento do PDT no Estado, a legenda perdeu em todas as cidades em que disputava o segundo turno - São Gonçalo, Niterói, e Nova Iguaçu. O partido administrava as três cidades e não conseguiu fazer o sucessor.

Tudo o que sabemos sobre:
Eleições 2012RJPMDB

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.