PUBLICIDADE

Petista diz que falta 'traquejo' a Serra com a educação

PUBLICIDADE

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

O pré-candidato do PT à Prefeitura de São Paulo, Fernando Haddad, rebateu ontem as críticas do tucano José Serra em seu artigo publicado anteontem no Estado. No texto, Serra criticou a política educacional do governo federal, mais precisamente o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

PUBLICIDADE

Para Haddad, que foi ministro da Educação do governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e da presidente Dilma Rousseff, Serra precisa de traquejo para lidar com a área de educação. "Penso que é falta de traquejo (de Serra) com a educação", avaliou o petista.

No artigo, o tucano compara a qualidade da educação no Brasil aos níveis de Chile, Uruguai e México. "Em 2009, 65 nações participaram do Pisa. O resultado é vexaminoso: o Brasil obteve o 54º lugar, junto com Panamá e Azerbaijão, atrás de países como Bulgária, Romênia, México, Chile e Uruguai", comparou Serra.

Haddad rebateu e disse que o Estado de São Paulo, embora seja o mais rico do País, tampouco atinge o nível de qualidade na educação desses três países. "Acho estranho que ele não conheça os indicadores do Estado que eles (PSDB) governam há 20 anos, sendo que São Paulo tem uma renda per capita superior à desses países e o Brasil tem renda inferior à desses países", disse.

O petista disse ainda que não encarou as críticas como ataque pessoal. "Eu entendo que o pré-candidato Serra tem uma postura de oposição sistemática desde a posse do presidente Lula. Não seria diferente no caso da educação." / DAIENE CARDOSO

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.