Para FHC, Serra está fora da eleição de 2012

'Só se for pela mão de Deus, pro Serra sair candidato', brincou o ex-presidente na entrevista à 'Estadão ESPN'

13 de dezembro de 2011 | 03h06

Ao falar sobre sucessão municipal, na entrevista à rádio Estadão ESPN, o ex-presidente descartou, na prática, a possibilidade de José Serra sair candidato pelo PSDB. "Só se for pela mão de Deus, pro Serra sair candidato sem eu saber", afirmou. "O PSDB e as pessoas de fora é que querem que ele seja." Mostrou-se favorável às prévias, "para que o partido possa se mobilizar em seguida", e acrescentou que, depois dela, não vê como Serra possa voltar atrás na última hora e concorrer. "O Serra é um homem responsável. Não vai deixar chegar a esse ponto."

O ex-presidente disse ainda que não se impressiona com a possibilidade de o ex-presidente Lula ampliar a força eleitoral de seu candidato, o atual ministro da Educação, Fernando Haddad. "Não quero menosprezar a capacidade de Haddad se desenvolver, mas no momento ele está igualzinho aos outros. É tudo japonês." Em seguida amaciou o comentário: "É tudo parecido aos olhos dos não japoneses. Não estou dizendo que não seja capaz, um deles, de dar um salto grande e ganhar".

Segundo ele, o apoio de Lula é "importante, mas não decisivo" para a candidatura Haddad. "Uma coisa é o prefeito, ou o presidente, apoiar quem o substitua. Outra coisa é um que não está nessa ordem apoiar alguém. É um peso muito menor."

Ao avaliar os quatro candidatos tucanos à Prefeitura, admitiu que "nenhum tem experiência eleitoral mais forte" e que a vitória nas prévias "vai depender dos alistados no partido, da capacidade de influenciar".

Por fim, afirmou que o PT "foi mais autoritário" na escolha. "A Marta foi posta à margem. O PSDB é agora um partido mais democrático que o PT."

Tudo o que sabemos sobre:
eleição 2012SerraFHC

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.