Para entender: Cota parlamentar serve para gastos diversos

1. Qual é o valor da cota parlamentar do Senado?

O Estado de S. Paulo

16 de julho de 2014 | 07h34

Cada um dos 81 senadores tem direito a uma cota mensal para o exercício da atividade parlamentar. Essa cota é constituída pela verba indenizatória (R$ 15 mil) e pela verba de transporte aéreo, que equivale a cinco trechos - ida e volta - da capital do Estado de origem do senador a Brasília.

2. Que tipos de despesas são ressarcidas?

A cota destina-se ao ressarcimento de gastos diversos, como aluguel de imóvel para instalação de escritório de apoio à atividade parlamentar (condomínio, conta de água, luz e telefone, TV a cabo e outros); combustíveis; segurança; divulgação da atividade parlamentar; alimentação; passagens aéreas, aquáticas e terrestres nacionais destinadas ao parlamentar ou a servidores comissionados e efetivos lotados em seu gabinete.

3. O que diz a nova regra de reembolso da cota?

Desde junho, despesas com locação de meios de transportes destinados à locomoção dentro do Estado de origem e hospedagem do parlamentar, dos servidores do gabinete parlamentar, de liderança ou de membro da Mesa também podem ser ressarcidas. A medida beneficia diretamente 47% dos senadores que vão disputar as próximas eleições.

4. Como é feito o reembolso?

A solicitação de ressarcimento é formalizada pelos senadores mediante o preenchimento e assinatura de requerimento específico, com apresentação de documentação e comprovantes das despesas. O valor da cota parlamentar, inclusive os créditos retroativos, pode ser remanejado para os meses subsequentes, dentro do mesmo exercício financeiro.

Tudo o que sabemos sobre:
eleiçõescota parlamentar

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.