Celso Itiberê/ Presidência/Divulgação
Celso Itiberê/ Presidência/Divulgação

'O ex-presidente Lula ainda tem prestígio', diz Michel Temer

Em Nova York, presidente avalia que Partido dos Trabalhadores deverá participar do segundo turno das eleições

Marcelo Osakabe, O Estado de S.Paulo

24 de setembro de 2018 | 18h38

O PT manteve seu prestígio e deve chegar ao segundo turno nas eleições de 2018, avaliou nesta segunda-feira, 24, o presidente Michel Temer. Em entrevista à Bloomberg, Temer, que está nos Estados Unidos para a abertura da 73.ª Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), na qual fará o discurso de abertura, avaliou ainda que, apesar da polarização que tomou conta do ambiente político, o novo presidente irá receber um País "pacificado".

Ainda nesta segunda-feira, 24, Temer afirmou em um encontro com empresários que “não há risco de retorno a um sistema autoritário”. Após dizer aos investidores estrangeiros que nenhum candidato “pôs em dúvida a democracia”, Temer reiterou à imprensa que “ninguém pensa que haverá autoritarismo” no País.

Na conversa com a Bloomberg, o presidente fez uma análise sobre o panorama eleitoral brasileiro. "Estão definidas duas tendências. Uma mais conservadora e outra mais populista. De alguma maneira, isso é bom para o eleitorado, porque ele terá maior facilidade para sua escolha", disse Temer.

O PT "está disputando", avaliou o presidente sobre a possibilidade de o partido voltar ao poder. "Eles ainda têm prestígio, o ex-presidente Lula ainda tem prestígio. Ele estão disputando o chamado segundo turno das eleições."

Na entrevista, Temer prometeu que, findada a disputa eleitoral, deve procurar o novo presidente para tentar passar a reforma da Previdência. "Depois das eleições, os deputados não estarão mais preocupados com a busca de votos e sabem que a reforma da Previdência e certa simplificação tributária são importantes para completar o ciclo de reformas que iniciei."

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.