Na TV, Dilma exalta papel de Patrus no Bolsa Família

A presidente Dilma Rousseff fez nesta segunda-feira sua estreia oficial na campanha do ex-ministro Patrus Ananias, que disputa a prefeitura de Belo Horizonte em candidatura articulada pela Presidência junto com a direção nacional do PT. Ao abrir a propaganda eleitoral gratuita petista veiculada nas emissoras de TV, a presidente, que é natural da capital mineira, reforçou o título de "Pai do Bolsa Família" do correligionário e declarou que ficaria "alegre" e "tranquila" com o ex-colega da Esplanada dos Ministérios no comando da cidade onde nasceu.

Marcelo Portela, de O Estado de S. Paulo

10 de setembro de 2012 | 21h42

Dilma atuou pessoalmente a favor da candidatura de Patrus após o rompimento do partido com o prefeito Marcio Lacerda (PSB). O socialista é hoje o principal adversário do PT e disputa a reeleição com apoio do PSDB comandando pelo senador Aécio Neves (MG), virtual candidato à Presidência em 2014.

Lacerda tem gravada, entre outras, declaração da presidente na última visita à capital - antes do fim da aliança - dizendo que o considera "o melhor prefeito do País". A Justiça Eleitoral já negou liminar à campanha petista para impedir que o material seja usado pelo adversário, mas a direção da candidatura socialista afirmou que vai por a declaração no ar apenas "em último caso".

O programa de Patrus veiculado nesta segunda salientou a linha que o petista vem defendendo, de alinhamento com o governo federal, e que já causou reações acirradas de Lacerda e Aécio, principalmente com relação a liberação de recursos para obras e programas. "Como belo-horizontina, sentiria muito alegria em tê-lo como prefeito. Como presidente, teria toda a tranquilidade de ter um grande parceiro ao meu lado, trabalhando por nosso povo e por nossa querida cidade", afirmou Dilma.

Ela lembrou também que conhece o candidato petista "há muitos anos" e que considera Patrus "uma grande figura humana" e "administrador competente e inovador que ele demonstrou ser em todos os cargos que exerceu". "Trabalhamos juntos no governo Lula e vi o papel fundamental que ele teve na criação do Bolsa Família e na condução de toda nossa política social", disse a presidente, que também encerrou o programa com o bordão da campanha que classifica o petista como "prefeito de ação e de coração".

Desde o início da propaganda eleitoral gratuita, a campanha petista em Belo Horizonte tem participação ativa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que aparece abraçando o correligionário e participou na capital de seu primeiro comício eleitoral desde que deixou a Presidência. Ao contrário de seu antecessor, porém, Dilma aparece sozinha no vídeo, com falas gravadas para o petista, e o programa ainda usa declarações de outras pessoas para reforçar que a presidente e o candidato "têm muitos projetos em comum". A campanha petista ainda espera o desembarque de Dilma na capital para apoiar pessoalmente a candidatura, mas o possível evento ainda não tem data prevista e um dos integrantes da direção da campanha afirma que o mais provável é que o ato ocorra na "reta final" da disputa.

Tudo o que sabemos sobre:
ELEIÇÕES 2012BHPATRUS ANANIASDILMA

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.