Na reta final, Pimentel e Anastasia lançam sites para apontar 'mentiras' um do outro

Os dois candidatos lideram as pesquisas na disputa pelo governo de Minas Gerais nas eleições 2018

PUBLICIDADE

Por Jonathas Cotrim
Atualização:

BELO HORIZONTE - Os dois candidatos que lideram as pesquisas na disputa pelo governo de Minas Gerais nas eleições 2018Antonio Anastasia (PSDB) e Fernando Pimentel, atual governador e que tenta a reeleição pelo PT, tentarão apontar "mentiras" e "fake news" nos discursos um do outro na última semana de campanha para o Palácio da Liberdade.

Nesta segunda-feira, 1º, a campanha de Anastasia lançou o site "Pimentel Mente", que questiona afirmações do governador mineiro feitas ao longo da gestão e da campanha. Além disso, desde a semana passada, a equipe do tucano criou um grupo de trabalho em rede para tentar rebater afirmações que considera fake news.

O candidato do PSDB apareceu na liderança do último levantamento Ibope, com 35% das intenções de voto, seguido do petista, com 21%. Foto: Estadão

PUBLICIDADE

Colocado no ar no dia 25, o portal "Mentiras do Anastasia" continuará sendo alimentado pela campanha petista mas sem alterações no fluxo de publicações. Segundo uma fonte ligada à campanha do petista, " há muito material" ainda para ser publicado esta semana.

Após se reunir com apoiadores na periferia de Belo Horizonte na manhã desta segunda-feira, Anastasia declarou que os eleitores de Minas "sabem quem diz a verdade". "Os mineiros me conhecem", disse. Para a última semana, a campanha do tucano deve ainda investir no corpo a corpo na região metropolitana da capital, entre quinta-feira, 4, e sexta-feira, 5.

Em uma das postagens no site lançado nesta segunda, a equipe de Anastasia diz que Pimentel mente sobre a tentativa de abertura de capital da Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Condemig). "Para te enganar, Pimentel agora diz que a Codemig é dos mineiros e não abre mão disso", diz a publicação, lembrando que Pimentel tentou vender 49% das ações da estatal e só não conseguiu porque foi impedido pelo Tribunal de Contas do Estado.

"Sou o candidato que, por estar no cargo de governador, conhece a realidade. E trabalho com sinceridade. Às vezes não são as verdades que o eleitor gostaria de ouvir, mas temos a obrigação de falar", disse Pimentel na manhã desta segunda. De acordo com a campanha do petista, a maioria das postagens que serão feitas esta semana serão retiradas dos últimos debates.

Uma das postagens no site de Pimentel qualifica Anastasia como "parceiro de Aécio (Neves) no Senado".

Publicidade

Anastasia e Pimentel lideram as pesquisas, polarizando o cenário político em Minas. O candidato do PSDB apareceu na liderança do último levantamento Ibope, divulgado em 27 de setembro, com 35% das intenções de voto, seguido do petista, com 21%.

Briga nas redes 

Nesta segunda-feira, a discussão sobre mentiras na campanha envolveu a presidente cassada Dilma Rousseff, candidata ao Senado por Minasnas eleições 2018, que trocou acusações com Anastasia pelo Twitter. A petista publicou uma mensagem em que afirmou que o postulante ao governo está "espalhando uma série de mentiras" para acusá-la "de não ter oferecido apoio a alguns projetos de interesse de MG, quando estava no cargo". O tuíte foi acompanhado de um link, no qual Dilma cita "sete mentiras" do senador.

Marcado na mensagem virtual, Anastasia respondeu a candidata ao Senado. "Não se trata de 'ter oferecido apoio'. A senhora não fez as obras federais em Minas, candidata. Essa é que é a verdade". Em seguida, o tucano questionou Dilma por algumas obras que teriam sido prometidas pela ex-presidente, como a revitalização da BR-381 e a ampliação do metrô em Belo Horizonte . "São obras federais que necessitam de intervenção. E a senhora não fez."

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.