Ministro usa site da pasta para vazar reportagens

O ministro Carlos Lupi está usando um blog do ministério para vazar as reportagens que estão em apuração pela imprensa. Em nota, a assessoria do ministério diz que, a pedido de Lupi, todas as demandas encaminhadas pelos jornalistas à assessoria de comunicação da pasta serão publicadas com respostas no blog http://blog.mte.gov.br/. O blog, porém, publica respostas a perguntas de apuração que ainda está em andamento. Procurada pelo Estado, a assessoria informou que a ordem de Lupi é publicar os questionamentos e as respostas no mesmo dia em que as demandas são enviadas ao ministério, mesmo que a reportagem não seja publicada.

O Estado de S.Paulo

11 de novembro de 2011 | 03h04

Em nota, a Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) repudiou a postura do ministério. "Ao agir dessa forma, o Ministério do Trabalho inibe os meios de comunicação e os jornalistas que precisam verificar com o governo informações de eventuais reportagens que serão veiculadas", disse a entidade.

A Associação Nacional de Jornais (ANJ) também criticou a atitude. "É evidente o propósito do ministério de constranger o livre exercício do jornalismo."

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.