PUBLICIDADE

Meirelles: 'Minha candidatura está crescendo e acredito que podemos ganhar'

Candidato do MDB demonstra otimismo sobre sua candidatura à presidência da República

Por Caio Rinaldi e Marianna Holanda
Atualização:

Ex-ministro da Fazenda e ex-presidente do Banco Central, Henrique Meirelles (MDB) demonstrou otimismo sobre sua candidatura à presidência da República nas eleições 2018. "Os indícios apontam que temos boas chances na disputa. Minha candidatura está crescendo e acredito que podemos ganhar, até mesmo no primeiro turno", afirmou. A declaração foi feita no Fórum Páginas Amarelas, da revista Veja.

Henrique Meirelles, candidato do MDB à Presidência da República,em sabatina Estadão-Faap Foto: Gabriela Biló/Estadão

PUBLICIDADE

Com desempenho tímido nas pesquisas eleitorais, Meirelles explicou os motivos por traz de tamanho otimismo. "No início, eu tinha menos de 1% das intenções de voto, agora já tenho três. À medida em que as pessoas me conhecem, conhecem o meu histórico e entendem a nossa campanha, crescemos. Se mantivermos este ritmo, podemos chegar", afirmou, explicando que o patamar atual de suas intenções de voto é oito vezes maior do que nas pesquisas iniciais. Na mais recente pesquisa Ibope, o ex-ministro aparece com 2% das intenções de voto.

Questionado se estaria disposto a assumir o Ministério da Fazenda de outro governo, caso não venha a ser eleito presidente da República, Meirelles preferiu não responder. "Não tomo decisões por antecipação. Acredito na minha candidatura", disse.

Já em relação à perspectiva de recriação da Contribuição Provisória sobre Movimentações Financeiras (CPMF), Meirelles se declarou contrário à medida. "É um imposto regressivo, que diminui a competitividade do País. Ele incide de maneira errática, pessoas pagam sem saber que estão pagando, o que prejudica mais aqueles de menor renda. Isso diminui a produtividade da economia", disse o economista. 

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.