Agência Brasil
Agência Brasil

Marcio Pochmann, do PT, será sabatinado na série 'Os Economistas das Eleições'

Evento que acontece na quinta, dia 23, no auditório da FGV em São Paulo, é gratuito e está com inscrições abertas

O Estado de S.Paulo

20 Agosto 2018 | 16h01

Coordenador das propostas econômicas da campanha do PT à Presidência da República, o economista Marcio Pochmann será o próximo entrevistado da série de fóruns Os Economistas das Eleições, parceria do Estado com a Fundação Getúlio Vargas. O evento, que acontece na próxima quinta, dia 23, em São Paulo, é gratuito e está com inscrições abertas.

Economista pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Pochmann tem doutorado pela Unicamp, onde ministra aulas de economia do trabalho. É também presidente da Fundação Perseu Abramo, instituto de estudos políticos e econômicos fundado pelo PT em 1996.

Antes de assumir o comando da fundação, o economista foi secretário do Desenvolvimento da Prefeitura de São Paulo de 2001 a 2004, na gestão Marta Suplicy (PT). Também presidiu o Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) de 2007 a 2012, durante as gestões petistas no governo federal. Em 2014, foi candidato pelo PT à Prefeitura de Campinas, ficou em terceiro lugar na disputa, na qual Jonas Donizette (PSB) foi reeleito.

A série, promovida pelo Estado em parceria com o Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV IBRE), reúne os profissionais responsáveis pela elaboração dos programas econômicos de governo dos principais candidatos à Presidência da República nas eleições 2018. Os interessados em participar poderão fazer a inscrição no portal da FGV (links abaixo).

Ao todo, serão oito encontros, realizados de agosto ao início de outubro. Os economistas têm sido sabatinados individualmente. Os primeiros convidados foram Marco Antonio Rocha (ligado ao candidato do PSOL, Guilherme Boulos), André Lara Resende (colaborador da campanha da ex-ministra Marina Silva, da Rede) e Gustavo Franco (porta-voz da campanha de João Amoêdo, do Novo).

Após Marcio Pochmann, participarão José Márcio Camargo, colaborador da campanha de Henrique Meirelles (MDB); Mauro Benevides Filho, coordenador da área econômica da campanha de Ciro Gomes (PDT); Persio Arida, auxiliar do presidenciável tucano, Geraldo Alckmin; e Paulo Guedes, responsável pelo programa econômico de Jair Bolsonaro (PSL).

Economistas vão detalhar principais diretrizes do plano de governo

Nos fóruns, os economistas serão convidados a detalhar as principais diretrizes do plano de governo na área econômica dos respectivos candidatos à Presidência. Eles também serão sabatinados por jornalistas do Grupo Estado e pesquisadores do FGV IBRE.

O público presente poderá enviar questionamentos aos sabatinados. Os debates serão mediados pela repórter especial do Estado Renata Agostini.

Os encontros serão realizados no auditório da FGV em São Paulo (Rua Itapeva, 432, Bela Vista), a partir das 9h15 e com previsão de término às 11h30. A entrada é gratuita, mediante inscrição e limitada à lotação do espaço.

Veja o calendário da série "Estadão-FGV IBRE: Os economistas das eleições"  e clique no nome de cada candidato para se inscrever.

Já participaram:

07/08 - Marco Antonio Rocha (campanha de Guilherme Boulos)

10/08 - André Lara Resende (campanha de Marina)

16/08 - Gustavo Franco (campanha de Amoêdo)

Próximos:

23/08 - Marcio Pochmann (campanha de Lula/Haddad)

11/09 - José Márcio Camargo (campanha de Meirelles)

18/09 - Mauro Benevides (campanha de Ciro)

21/09 - Pérsio Arida (campanha de Alckmin)

03/10 - Paulo Guedes (campanha de Bolsonaro)

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.