Lula terá agenda de oito dias na África e na Ásia

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva prepara-se para deixar o País em viagem institucional. Entre os dias 16 e 23, visitará três países africanos - África do Sul, Moçambique e Etiópia -, e estica a viagem à Índia, na Ásia, cumprindo agenda do Instituto Lula, do qual é presidente de honra.

JOSÉ MARIA TOMAZELA , O Estado de S.Paulo

09 de novembro de 2012 | 02h08

Lula deixa o Brasil no dia 15 e retorna no dia 24. O ex-presidente vai encontrar-se com chefes de Estado - o presidente da África do Sul, Jacob Zuma, e de Moçambique, Armando Guebuza, além dos primeiros-ministros da Etiópia, Hailemariam Desalegne, e da Índia, Manmohan Singh -, dirigentes sindicais, lideranças populares e empresários para discutir, entre outros temas, ações de combate à fome.

O roteiro seria cumprido no ano passado, mas teve de ser adiado em função do câncer diagnosticado na laringe do ex-presidente Lula. Recuperado da doença, Lula retomou a agenda.

Combate à fome. Na visita que fará à sede da União Africana, na Etiópia, Lula tratará do encontro organizado pela Fundação das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), com apoio do instituto brasileiro, a ser realizado em março de 2013, naquele país, para discutir ações de combate à fome na África.

Na Índia, onde encerra o roteiro internacional, receberá o prêmio Indira Gandhi para a Paz, que lhe foi concedido em 2010, ainda na Presidência da República, em reconhecimento pelo reforço nas relações entre as nações em desenvolvimento.

Em conferência no Nehru Memorial, fará discurso em homenagem a Jawaharlal Nehru, líder da luta pela independência indiana.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.