Lula será homenageado em SP por empresários

Ex-presidente confirma participação em evento a poucas horas do início do julgamento do mensalão em Brasília; ele não descarta fazer discurso

DAIENE CARDOSO , AGÊNCIA ESTADO, O Estado de S.Paulo

01 de agosto de 2012 | 03h02

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva será homenageado em São Paulo amanhã, dia em que o Supremo Tribunal Federal inicia, em Brasília, o julgamento do mensalão, escândalo político que abalou seu governo e tem entre os 38 réus o seu primeiro ministro da Casa Civil, José Dirceu.

Lula será homenageado por empresários do setor de biodiesel em um hotel da zona sul da cidade. A União Brasileira de Biodiesel e Bioquerosene (Ubrabio) e a Associação de Produtores de Biodiesel do Brasil (Aprobio) marcaram a cerimônia para as 10 horas. Ela deve durar cerca de duas horas - o julgamento começa no Supremo às 14 horas.

Apesar da garganta inchada, devido a uma inflamação proveniente do tratamento contra um câncer na laringe, Lula não descarta a possibilidade de discursar.

A Ubrabio, que está completando cinco anos de existência, atribui o crescimento do setor à criação, em 2004, do Programa Nacional de Produção e Uso do Biodiesel, no então governo Lula.

Anteontem, Lula participou de uma sessão de fotos com candidatos à prefeitura em cidades com mais de 150 mil eleitores.

Apesar da proximidade com o julgamento do maior escândalo que marcou seu primeiro mandato, os candidatos afirmaram que Lula não falou do assunto.

Desde que desceu a rampa do Palácio do Planalto, Lula vem atuando, publicamente e nos bastidores, para mostrar o que chama de "farsa do mensalão". A assessoria do Instituto Lula não informou se ele pretende acompanhar pela TV o julgamento.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.