Lula inicia série de comícios com petistas no ABC

Apesar de região ser reduto do PT, candidatos da oposição lideram em duas das quatro cidades

José Maria Tomazela, de O Estado de S. Paulo

21 de setembro de 2012 | 17h17

Sem conseguir alavancar a campanha do candidato do PT à Prefeitura de São Paulo, Fernando Haddad, faltando duas semanas para as eleições, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva inicia neste sábado, 22, uma série de comícios com candidatos do partido no ABC. A região é tradicional reduto petista e marcou o início da carreira política do ex-presidente, mas em duas das quatro cidades a serem visitadas, candidatos de outros partidos lideram a disputa pelas prefeituras.

Às 20 horas, Lula sobe no palanque em São Bernardo do Campo com o prefeito petista e candidato à reeleição Luiz Marinho, seu principal afilhado político. O evento, na Avenida Robert Kennedy, bairro Assunção, ocorre em ambiente favorável ao PT. Marinho lidera as intenções de voto e as pesquisas apontam tendência de vitória no primeiro turno.

No domingo, 23, Lula faz comícios em outras duas cidades estratégicas para o partido. De manhã, em Santo André, o ex-presidente tenta melhorar a posição do petista Carlos Grana, segundo colocado nas intenções de voto, atrás do prefeito atual Aidan Ravin (PTB). Lula interferiu diretamente para Grana ser escolhido candidato, preterindo outros nomes do partido. A expectativa é de que o petista dispute o segundo turno com Ravin. À tarde, o ex-presidente vai a Diadema apoiar a reeleição de Mário Reali, líder nas pesquisas. A cidade foi a primeira a ter um governo petista, com a eleição de Gilson Menezes, em 1983.

Na segunda-feira, 24, à noite, Lula deve encerrar a maratona em Mauá, em apoio a Donizete Braga. Na cidade governada pelo petista Oswaldo Dias, as pesquisas apontam em primeiro lugar Vanessa Damo, do PMDB. A ida a Mauá depende do estado físico de Lula que, desde a quinta-feira, cumpre agenda fora de São Paulo. De Manaus, onde fez comício e participou de reuniões políticas, o ex-presidente seguiu nesta sexta-feira, 21, para a Cidade do México, para participar do evento "México Século XXI", com estudantes universitários. Lula retorna neste sábado de sua primeira viagem internacional desde a descoberta do câncer, em outubro de 2010, direto para o ABC.

Tudo o que sabemos sobre:
eleições 2012ABCLulacomícios

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.