Liderança da Casa abre crise entre parlamentares do PMDB

A reação do senador Romero Jucá (RR) ao fato de ter sido preterido na escolha para líder do PMDB no Senado levou o presidente da Casa, José Sarney (AP), a buscar ontem socorro no vice-presidente da República, Michel Temer. Jucá, ao que se sabe, ficou muito descontente por ter sido preterido e ameaçou ir para a disputa com o líder escolhido - Eunício Oliveira (CE), atual presidente da Comissão de Constituição e Justiça.

JOÃO DOMINGOS / BRASÍLIA, O Estado de S.Paulo

24 de janeiro de 2013 | 02h14

"Onde você está? Preciso conversar", disse Sarney a Temer, por telefone, ontem de manhã. O vice-presidente, que deixava o Palácio do Jaburu, onde mora, dirigiu-se então ao gabinete do presidente do Senado.

No encontro, Sarney alertou Temer sobre alguns perigos da insistência de Jucá de disputar a liderança do PMDB. Um deles é que Eunício já conta com aprovação da presidente da República, Dilma Rousseff. "Então no Senado está tudo resolvido? Será o Eunicinho? Isso é muito bom", disse a presidente a Sarney ao ser informada da escolha.

Outro risco é que as costuras feitas por Sarney e Renan Calheiros tinham resolvido vários outros problemas internos do PMDB. Tanto é que os chamados independentes - Ricardo Ferraço (ES), Jarbas Vasconcelos (PE), Luiz Henrique (SC), entre outros - prometeram ficar quietos e deixar o PMDB seguir seu curso natural.

Com os arranjos já feitos entre todos os partidos, Renan será consagrado candidato à presidência do Senado, com Jorge Viana (PT-AC) como 1º vice e o próprio Jucá como 2º vice, se ele recuar. Na 1ª Secretaria, o nome mais forte é o do senador Flexa Ribeiro (PSDB-CE). Fernando Collor (PTB-AL) comandará a Comissão de Infraestrutura e Blairo Maggi (PR-MT) irá para a Comissão do Meio Ambiente. José Pimentel (PT-CE), deverá receber a 4ª Secretaria.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.