
20 Março 2014 | 02h08
Na terça-feira, o ex-tesoureiro - que cumpre pena de seis anos e oito meses naquela unidade penitenciária, acusado de corrupção ativa - esteve na VEP e foi alertado pelo juiz Bruno Ribeiro sobre a proibição de regalias para presos no sistema penitenciário do Distrito Federal. Na audiência, Delúbio fez um pedido ao juiz: que fosse restabelecida a autorização para o trabalho externo.
O ex-tesoureiro cumpre pena no regime semiaberto por participação em irregularidades quando era tesoureiro do PT durante o primeiro mandato do governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. No semiaberto, o preso pode ser autorizado a deixar o presídio durante o dia para trabalhar.
Transferência. Nos próximos dias, os integrantes da Vara de Execuções Penais devem decidir sobre o pedido feito pelo Ministério Público para que os condenados do mensalão sejam transferidos da Papuda para um presídio federal. Segundo o MP, essa medida é necessária para se evitar o tratamento diferenciado dispensado aos petistas condenados dentro do presídio.
A queixa do MP se deve a seguidos episódios que apontariam tratamento especial aos petistas - entre elas visitas fora do horário imposto aos demais presos e acesso a refeições diferentes das que são oferecidas nas demais celas. Entre os episódios que marcaram essas denúncias estão o suposto uso de celular na cela pelo ex-ministro José Dirceu, uma reunião de Delúbio com sindicalistas dentro da cadeia e as atitudes do governador Agnelo Queiroz, que tem dito que visita os petistas na prisão quando quiser.
Encontrou algum erro? Entre em contato