Lucas Moura/Fotoarena
Lucas Moura/Fotoarena

José Sarto, do PDT, será o novo prefeito de Fortaleza

Presidente da Assembleia Legislativa do Ceará e próximo à família Gomes, candidato venceu Capitão Wagner, que recebeu apoio do presidente Jair Bolsonaro

Redação, O Estado de S. Paulo

29 de novembro de 2020 | 19h03

Presidente da Assembleia Legislativa do Ceará e apoiado por uma frente ampla que vai do DEM ao PSOL, José Sarto (PDT) será o novo prefeito de Fortaleza. 

Próximo à família Gomes, o candidato reuniu um grupo de partidos para fazer oposição ao bolsonarismo em uma disputa nacionalizada – seu oponente, Capitão Wagner (Pros), recebeu o apoio do presidente Jair Bolsonaro

Com 98,03% das seções apuradas, Sarto está matematicamente eleito com 51,7% dos votos válidos, em uma vitória apertada sobre Wagner, que tem 48,3% dos votos válidos. A capital cearense teve 22% de abstenções. 

Além de contar com uma coligação que incluiu dez partidos (como PSDB, PSD, PSB e DEM), no segundo turno Sarto obteve o apoio do governador Camilo Santana (PT) e de partidos como PSOL e PCdoB. Figuras como Tasso Jereissati (PSDB-CE), Marcelo Freixo (PSOL-RJ) e o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ) declararam apoio a Sarto. 

 

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.