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Internet é ferramenta de interação com eleitorado em SP

Por EDUARDO VASCONCELOS E FÁBIO FARIAS
Atualização:

Primeiro lugar nas pesquisas eleitorais na capital paulista, o candidato do PSDB, José Serra, tem um espaço específico em sua página oficial de campanha (http://serra45.com.br/) para receber sugestões de internautas para a cidade de São Paulo. De acordo com sua coordenação de campanha, haverá uma seleção das propostas enviadas e elas serão agregadas ao programa de governo do tucano. José Serra possui ainda um aplicativo oficial para smartphones com notícias e fotos.Além da página oficial de campanha, Serra está presente no Facebook com uma página oficial e na rede de microblog Twitter com dois perfis: o pessoal, que conta com mais de um milhão de seguidores (ele é o candidato mais popular nessa rede) e um de campanha que tem cerca de 600. Além disso, Serra possui uma rede social própria, a SerraJá, usada para agregar eleitores e simpatizantes do candidato tucano e disseminar o conteúdo produzido pelo candidato.O candidato Celso Russomano (PRB), segundo lugar nas pesquisas de intenção de voto, tem um site (http://celsorussomanno.com.br/) atualizado com notícias e fotos de campanha, além de uma área com as propostas para o governo. No link "propostas", a equipe de Russomano dividiu o programa em 11 temas diferentes, englobando desde a saúde até o respeito ao cidadão. Nas redes sociais, Celso Russomano conta com perfis no Twitter com mais de 15 mil seguidores e no Facebook com 28 mil fãs.Organismo VivoDe acordo com o responsável pelo marketing digital da campanha de Celso Russomano, Engler Santoni, o site oficial do candidato será alterado ao longo da campanha. "A internet é um organismo vivo, que vai se transformando", disse. Segundo ele, a página de Russomano é totalmente integrada com as redes sociais e a ideia é aprofundar essa interação: "Estamos tendo uma boa receptividade do site, as pessoas estão navegando e buscando conhecer as propostas do candidato."A equipe campanha de Fernando Haddad (PT) fez da página oficial da campanha (http://pensenovotv.com.br/) uma espécie de webtv para divulgar as propostas do candidato e falar sobre os problemas de São Paulo. "A maior aposta está no digital, até pela personalidade do candidato e pela ligação dele com o novo", disse Marcelo Kerstz, coordenador de internet da campanha petista. Segundo ele, a estratégia é usar a página para criar um fórum virtual para discutir a cidade. "O site é uma grande central que agrega conteúdos, mas a gente usa essas ferramentas para discutir e trazer ideias", enfatizou.O site do candidato do PT possui ainda uma versão otimizada para smartphones e para tablets. Além dos vídeos, a página oficial tem fotos e textos das atividades de campanha. Nas redes sociais, Fernando Haddad possui uma rede de blogs (Amigos de Haddad), uma página no Facebook com pouco mais de mil fãs e nesta quarta-feira (18) anunciou a criação de uma conta em seu nome na rede de microblog Twitter.DoaçõesA única página oficial de campanha que conta hoje com uma seção específica para receber doações de campanha pela internet é a do candidato peemedebista Gabriel Chalita (http://www.chalita.com.br/). No link, o usuário é direcionado ao e-mail da assessoria. Contudo, a arrecadação ainda entrou em funcionamento porque a campanha do peemedebista negocia o processo com as operadoras de cartão de crédito. Esta estratégia foi utilizada na campanha do presidente norte-americano Barack Obama, em 2008. Além das doações, o site possui seção para receber propostas do eleitorado e é atualizado diariamente com notícias e fotos do candidato.O candidato do PDT, Paulinho da Força, lançou o site oficial (http://www.paulinhoprefeito12.com.br/) nesta segunda-feira (16). A página tem detalhes sobre a biografia do deputado federal e conteúdo específico da campanha, com fotos e vídeos. A página também tem uma seção específica para o envio de propostas. "A estratégia é a interação online, de forma a instigar as pessoas que estão em toda São Paulo a participarem ativamente", afirma Jorge Piris, assessor do pedetista.Dentre os principais postulantes ao cargo, apenas Soninha Francine (PPS) não lançou o site oficial da campanha, previsto para sair em dez dias. Enquanto isso, ela usa o próprio blog (http://gabinetesoninha.blogspot.com.br/) e o Twitter para interagir com os eleitores, receber sugestões e divulgar o programa de governo. Os candidatos Carlos Giannazi (PSOL) e Levy Fidelix (PRTB) também intensificaram a presença na internet. Ambos possuem páginas com informações relativas à campanha e aos programas de governo, respectivamente: (https://quero50.com.br/) e (http://levyfidelix.com.br/) .

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