Washington Alves/Estadão
Washington Alves/Estadão

Em novo Ibope, Zema segue na liderança com 67% dos votos válidos

Antonio Anastasia oscila um ponto para baixo e aparece com 33%; Candidato do Novo não vai a debate

Jonathas Cotrim, O Estado de S.Paulo

23 de outubro de 2018 | 19h33

BELO HORIZONTE - O candidato do partido Novo ao governo de Minas Gerais, Romeu Zema, continua na liderança da disputa com 67% dos votos válidos, de acordo com pesquisa Ibope divulgada nesta terça-feira, 23. O adversário neste segundo turno, Antonio Anastasia, do PSDB, recebeu 33% das intenções de voto.

A margem de erro é de três pontos para mais ou para menos. Em relação à última pesquisa, divulgada na quarta-feira, 17, Zema oscilou um ponto porcentual para mais, enquanto Anastasia, oscilou um ponto a menos.

Contando os votos totais, Zema recebeu 57% das intenções de voto, enquanto Anastasia teve 28%. Os brancos e nulo somam 10% e 5% dos entrevistados disseram que não sabem em quem votar.

O Ibope também mediu a rejeição aos candidatos e os votos consolidados. Romeu Zema é o candidato com eleitorado mais convicto, com 42% dos entrevistados afirmando que “com certeza” votariam no empresário, enquanto 14% disseram que não votariam “de jeito nenhum”, no candidato do Novo.

Já sobre Anastasia, 19% dos entrevistados afirmaram convicção de que votarão no candidato tucano, enquanto a taxa de rejeição ficou em 42%.

A pesquisa foi encomendada pela Rede Globo e foram ouvidos 1512 eleitores de 91 municípios mineiros, entre os dias 20 e 23 de outubro. O registro no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MG) é MG-01512/2018, e o registro no Tribunal Superior Eleitoral é BR-04412/2018.

Zema não comparece a debate e TV entrevista Anastasia

O terceiro debate deste segundo turno entre os candidatos para o governo de Minas Gerais foi marcado pela ausência do postulante do partido Novo e líder nas pesquisas de intenção de voto, Romeu Zema. Com isso, a TV Alterosa, afiliada do SBT, realizou uma entrevista com o outro candidato, Antonio Anastasia, do PSDB.

Romeu Zema, que já vinha participando de todos os debates realizados até esta terça-feira, alegou que aumentaria as agendas de "corpo a corpo" nesta reta final. "Nesta última semana de campanha ampliarei o contato direto com os eleitores através de visitas e reuniões nas diversas regiões de nosso Estado", afirmou, por meio de nota.

O candidato do Novo também cancelou a presença no debate da Rádio CBN, marcado para esta quarta-feira, 24. No entanto, Zema disse que estará presente no debate promovido pela Rede Globo, na quinta-feira, 25.

Sem Zema, Anastasia aproveitou o espaço para criticar a ausência do adversário. "Quando a lei não o permitia participar de debates, ele fez movimentação para participar. Agora que a lei permite, ele não vem. É mais uma contradição. Eu venho mostrando as contradições da trajetória e dos planos de governo dele", afirmou o candidato do PSDB.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.