Ibope: atual prefeito, Roberto Cláudio tem 38% dos votos válidos em Fortaleza

Ibope: atual prefeito, Roberto Cláudio tem 38% dos votos válidos em Fortaleza

Candidato do PDT lidera pesquisas na capital do Ceará; Capitão Wagner (PR), tem 30%, enquanto ex-prefeita Luizianne Lins (PT) aparece com 19%

Carmen Pompeu, especial para o Estado, O Estado de S.Paulo

01 de outubro de 2016 | 20h16

Pesquisa do Ibope divulgada neste sábado, 1, revela que o atual prefeito Roberto Cláudio (PDT) lidera as intenções de voto na disputa pela prefeitura de Fortaleza, com 34% dos votos totais  ou 39% dos votos válidos - que excluem os nulos, brancos e eleitores indecisos. Segundo colocado, Capitão Wagner (PR) tem 28% dos votos totais (ou 30% dos votos válidos) e deve enfrentar Cláudio no segundo turno.

A ex-prefeita de Fortaleza Luizianne Lins (PT), aparece em 3º lugar com 17% dos votos totais (19% dos votos válidos). Na sequência, vem Heitor Férrer (PSB), com 6% dos votos totais e Ronaldo Martins (PRB), com 3%. João Alfredo (PSOL) e Tin Gomes (PHS) têm 1% cada, enquanto Francisco Gonzaga, do PSTU, não pontuou. Os votos brancos e nulos somaram 7%. Indecisos foram 3%.

Foram feitas ainda três simulações para o segundo turno. Na disputa entre Roberto Cláudio (PDT) e Capitão Wagner (PR), há empate técnico: 44% a 42%, com vantagem para o atual prefeito de Fortaleza. O cenário entre Cláudio e Luizianne aponta vitória para o primeiro por 53% a 32%. Já em uma possível disputa entre Capitão Wagner e Luizianne, vitória de 53% a 31% para o candidato do PR.

A pesquisa foi encomendada pela TV Verdes Mares, afiliada local da TV Globo. O Ibope entrevistou 805 eleitores entre os dias 28 de setembro e 1º de outubro. A margem de erro é de 3 pontos porcentuais, para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%, o que significa que, considerando a margem de erro, a chance de o resultado retratar a realidade é de 95%. A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-CE) sob o número CE-00125/2016.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.