Estadão
Estadão

Ibope aponta que Doria venceria 2º turno em todos os cenários

A vitória mais folgada ocorreria no confronto direto entre Doria e o atual prefeito da capital, Fernando Haddad (PT): 55% a 25% dos votos totais; haveria ainda 20% de eleitores indecisos ou dispostos a votar em branco ou nulo

José Roberto de Toledo e Daniel Bramatti, O Estado de S. Paulo

01 de outubro de 2016 | 22h34

São Paulo - Nas simulações de segundo turno da última pesquisa Ibope/Estado/TV Globo antes da eleição, nas quais o tucano João Doria é confrontado com os candidatos do PRB, do PMDB e do PT à Prefeitura de São Paulo, ele venceria em todas as hipóteses.

A vitória mais folgada ocorreria no confronto direto entre Doria e o atual prefeito da capital, Fernando Haddad (PT): 55% a 25% dos votos totais. Haveria ainda 20% de eleitores indecisos ou dispostos a votar em branco ou nulo.

Se o adversário fosse Celso Russomanno (PRB), o tucano venceria por 45% a 34%. Com Marta Suplicy (PT) na disputa, o placar seria de 47% a 33%.

Na pesquisa sobre o primeiro turno, o Ibope apontou 35% dos votos válidos para Doria, o que deve lhe garantir uma vaga na segunda rodada da eleição, que será realizada no último domingo deste mês. A segunda vaga, porém, segue aberta. Há empate técnico entre Russomanno (23%) e Marta (19%). Além disso, Marta e Haddad (15%) também estão em empate técnico, já que a margem de erro do levantamento é de três pontos percentuais, para mais ou para menos.

O Ibope também perguntou aos entrevistados em quem eles não votariam de jeito nenhum. Em primeiro lugar aparece Haddad, mas com tendência de melhora. Desde o final de agosto, sua taxa de rejeição caiu paulatinamente de 52% para 40%. O menos rejeitado entre os principais candidatos é Doria: 14%.

O Ibope entrevistou 1.204 eleitores face a face entre 29 de setembro e 1º de outubro, em todas as regiões da cidade de São Paulo. A margem de erro máxima é de três pontos percentuais, para mais ou para menos, sobre o total da amostra. O nível de confiança é de 95%. A pesquisa foi contratada por Globo Comunicação e Participações S/A e pela S/A O Estado de S.Paulo. Está registrada no TRE-SP sob o protocolo SP-00873/2016.

 

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.