Alex Silva/Estadão
Alex Silva/Estadão

Guilherme Boulos é o candidato mais buscado no Google em SP na véspera das eleições

Pesquisas sobre candidatos e temas políticos disparam no Google e também ganham destaque nos assuntos mais comentados no Twitter neste sábado

Giovanna Wolf, O Estado de S. Paulo

14 de novembro de 2020 | 18h10

Na véspera do primeiro turno, Guilherme Boulos (PSOL) é o candidato a prefeito de São Paulo mais buscado no Google, segundo levantamento da empresa. A plataforma afirma que os dados demonstram uma curiosidade, não um indicativo de intenção de voto. Boulos também lidera nas citações entre os candidatos no País no Twitter entre 1º de setembro e a última sexta-feira (confira a lista completa abaixo).

O nome de Boulos, de acordo com o levantamento do Google, representa 32% das pesquisas sobre candidatos na capital nas últimas 24 horas. Atual prefeito e candidato à reeleição, Bruno Covas (PSDB) concentra 17% das buscas. Arthur do Val (Patriota) tem 15%.

Márcio França (PSB) e Celso Russomanno (Republicanos) tiveram 10% das pesquisas no buscador. Joice Hasselmann (PSL) teve 6%.

Já no Rio de Janeiro, o mais buscado neste último dia foi o ex-prefeito Eduardo Paes (DEM), com 26% das pesquisas recentes sobre candidatos na cidade. Martha Rocha (PDT) teve 24% e Marcelo Crivella (Republicanos), 21%.

Em Belo Horizonte, o candidato Alexandre Kalil (PSD) lidera as buscas, com 37%, enquanto em Salvador o candidato mais buscado é Bruno Reis (DEM), com 33%.

Assuntos políticos em alta

Segundo o Google, a pergunta “onde votar" foi a mais pesquisada em todo o buscador nesta véspera de eleições - a frase "como saber onde votar" saltou 3.990% em buscas apenas nas últimas 24 horas. A pesquisa "não tenho biometria, posso votar?" também subiu 200% no período.

Além disso, os brasileiros estão com dúvidas relacionadas à pandemia: a pergunta "estou com covid como justificar o voto" subiu 1.120%. Já a frase "grupo de risco precisa votar" teve um salto de 450% nas buscas nas últimas 24 horas.

Para Entender

Entenda o que muda nas eleições 2020 por causa da pandemia

Fim das coligações para vereadores e criminalização de fake news estão entre as principais novidades dos pleitos municipais deste ano

Quanto aos partidos, quem lidera o ranking dos nomes mais buscados junto à palavra "candidato/a" nos últimos sete dias no Google é o Partido dos Trabalhadores (PT). Empatados em segundo lugar estão o Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) e o Partido Novo, seguidos pelo Partido Social Liberal (PSL) e pelo Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB).

Alguns assuntos políticos também estão entre as questões mais comentadas nas redes sociais neste sábado. Durante o dia, passaram pelos trending topics do Twitter o nome de Martha Rocha (PDT), candidata à prefeitura do Rio de Janeiro, a palavra “e-título” e as hashtags “#NaoElejaBolsominions” e “#VoteEmBolsonaristas”.

Veja abaixo a lista dos 10 candidatos mais citados no Twitter em todo o Brasil entre setembro e novembro, segundo informações da rede social:

1- Guilherme Boulos - São Paulo

2- Celso Russomanno - São Paulo

3- Arthur do Val - São Paulo

4- Marcelo Crivella - Rio de Janeiro

5- Manuela D'Ávila - Porto Alegre

6- Bruno Covas - São Paulo

7- Joice Hasselmann - São Paulo

8- Martha Rocha - Rio de Janeiro

9- Jilmar Tatto - São Paulo

10- Benedita da Silva - Rio de Janeiro

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.