Gilmar Mendes: 27 municípios têm segundo turno confirmado; abstenção foi de 17,5%

Ao anunciar balanço da votação, ministro destacou São Paulo como uma das cidades em que o resultado foi solucionado no primeiro turno

Beatriz Bulla, O Estado de S.Paulo

02 de outubro de 2016 | 21h39

BRASÍLIA – O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Gilmar Mendes, anunciou que 27 cidades já têm segundo turno confirmado até o momento. 

Ao anunciar o balanço da votação deste domingo, o ministro destacou São Paulo como uma das cidades em que o resultado foi solucionado no primeiro turno. Ele chamou a capital paulista de uma “unidade singular”. “É uma cidade-Estado, maior do que muitos Estados federados”, disse Mendes. Em São Paulo, o candidato do PSDB à prefeitura, João Doria, venceu a disputa no primeiro turno.

Gilmar também anunciou o índice de abstenções nas eleições municipais deste domingo, de 17,5%. Ele considerou positiva a redução, na comparação com 2014. “(O índice) É relativamente baixo se tivermos em conta as eleições últimas de 2014, que tivemos quase 20% de abstenção”, disse. Nas eleições municipais de 2012, no entanto, a abstenção foi de 16,41%.

Para o presidente do TSE, a multa branda para quem não comparece às urnas faz com que a obrigatoriedade do voto no Brasil "não se traduza" em uma obrigação de fato, com pena econômica relevante. Ele falou sobre a necessidade de fazer esforço para persuadir a população a participar do processo eleitoral.

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.