Fotógrafo do 'Estado' ganha prêmio espanhol

O fotógrafo Wilton de Sousa Junior, do Estado, é o vencedor do Prêmio Internacional de Jornalismo Rei de Espanha, na categoria Fotografia. Wilton Junior foi premiado pela foto da presidente Dilma Rousseff durante cerimônia na Academia Militar das Agulhas Negras, em Resende (RJ). A imagem, publicada em agosto de 2011, flagra um momento em que Dilma, ao se inclinar para cumprimentar os militares, parece ser perfurada por uma espada.

O Estado de S.Paulo

13 de janeiro de 2012 | 03h06

Criado em 1983, o prêmio é considerado um dos principais reconhecimentos mundiais à reportagem fotográfica. O resultado da premiação foi anunciado ontem pela Agência Efe e pela Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento. Segundo a Efe, o júri destacou "a habilidade do fotógrafo para captar um instante de perfeita sincronização cujo resultado produz surpresa".

A publicação da foto coincidiu com um momento delicado do governo, em que o PMDB, principal aliado, estava em conflito com o PT. "Buscava uma foto que sintetizasse o momento difícil que a presidente vivia. Tentei fazer a foto de mais perto, mas o resultado não ficou tão bom. Então, optei pela imagem mais distante", diz Wilton Junior, 37 anos, no Estado desde 2001.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.