Fichas-sujas desistem de candidaturas em Mato Grosso e Roraima

Candidatos ao governo, José Riva (PSD) e Neudo Campos (PP) foram substituídos por suas mulheres na disputa

Ricardo Brito, O Estado de S. Paulo

12 de setembro de 2014 | 23h34

Considerados fichas-sujas pela Justiça Eleitoral e com passagens pela prisão, os candidatos aos governos do Mato Grosso, José Riva (PSD), e de Roraima, Neudo Campos (PP), desistiram de concorrer e foram substituídos pelas respectivas mulheres. Janete Riva e Suely Campos foram anunciadas nesta sexta-feira como candidatas no lugar dos maridos.

Para esta eleição, o Tribunal Superior Eleitoral fixou prazo até segunda-feira como data-limite para que candidatos sejam substituídos. Esse prazo tem por objetivo impedir a troca de candidatos em cima da hora, sem a possibilidade de mudança da foto e do nome do candidato na urna eletrônica, como ocorreu em 2010, no Distrito Federal, quando a foto que apareceu foi a do ex-governador Joaquim Roriz, barrado, mas a candidata foi a mulher dele, Weslian Roriz.

Ex-presidente da Assembleia Estadual no Mato Grosso, José Riva possui condenações colegiadas no Tribunal de Justiça do Estado. Na quinta-feira, o TSE rejeitou recurso da defesa dele. Ex-governador de Roraima, Neudo Campos teve suas contas julgadas irregulares pelo Tribunal de Conta da União em um processo que se encerrou em setembro do ano passado.

Tudo o que sabemos sobre:
EleiçõesFicha-suja

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.