Ferramenta do 'Estadão' é tema de site britânico

O Basômetro, ferramenta do Estadão Dados que mostra o comportamento dos parlamentares nas votações do Congresso, foi destaque esta semana no site britânico Journalism.co.uk sobre jornalismo que é referência internacional e dedica sua cobertura a inovações na produção e distribuição de conteúdo nas mídias digitais.

O Estado de S.Paulo

25 de outubro de 2012 | 03h06

Intitulada "Como o brasileiro Estadão deu poder ao público com o jornalismo de dados interativo", uma reportagem sobre o Basômetro conta como foi o processo de criação da ferramenta e explica como funciona. Nela, cada parlamentar é representado por uma bolinha com a cor de seu partido e posicionado no gráfico segundo seu grau de apoio à posição do governo nas votações.

O texto destaca também a criação do Estadão Dados, núcleo de jornalismo de dados pioneiro no Brasil, formado por jornalistas, programadores e designers. O objetivo é capturar e tratar informações com técnicas estatísticas e apresentá-las de forma interativa, prática já adotada pelos principais veículos de comunicação do mundo, como The New York Times e The Guardian.

Em entrevista à editora de tecnologia do Journalism.co.uk, Sarah Marshall, José Roberto de Toledo, coordenador do Estadão Dados, comentou os resultados do Basômetro: "Nossa maior conquista foi mudar a lógica do jornalismo: a capacidade de contar a história não está mais nas mãos dos jornalistas, mas nas dos usuários. Qualquer pessoa com acesso à internet pode acessar o Basômetro e descobrir o que é importante para ela sobre um parlamentar, partido ou votação".

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.