Em Minas, Fernando Pimentel está 19 pontos à frente de Pimenta da Veiga

Ibope indica que diferença recuou 1 ponto em relação à pesquisa anterior. Há possibilidade de eleição ser definida no primeiro turno

Marcelo Portela, O Estado de S. Paulo

23 de setembro de 2014 | 19h41

BELO HORIZONTE - Pesquisa Ibope divulgada nesta terça-feira, 23, mostra uma vantagem de 19 pontos do candidato do PT ao governo de Minas, Fernando Pimentel (PT), para seu principal adversário, Pimenta da Veiga (PSDB). A diferença recuou um ponto em relação a levantamento divulgado no último dia 15, mas a pesquisa desta terça ainda mostra a possibilidade de o petista conquistar o Executivo estadual em primeiro turno.

Segundo o Ibope, Pimentel tem 44% das intenções de voto, contra 25% de Pimenta e 4% de Tarcísio Delgado (PSB). Pela pesquisa, 9% dos eleitores votarão em branco ou nulo e 14% não sabem em quem votarão ou não responderam. De acordo com o levantamento, enquanto Fidélis (PSOL), Professor Túlio Lopes (PCB), Eduardo Ferreira (PSDC) e Cleide Donária (PCO) têm 1% das intenções de voto cada.

O instituto também avaliou um possível segundo turno entre Fernando Pimentel e Pimenta da Veiga. Neste caso, o petista seria eleito com 46% dos votos, contra 28% do tucano. Neste cenário, 10% dos eleitores votariam em branco ou nulo e 15% não sabem ou não responderam.

A pesquisa, encomendada pelo Estado em parceria com a TV Globo, tem margem de erro de 2 pontos porcentuais para mais ou para menos. O levantamento foi feito com 2.002 pessoas entre os últimos dias 20 e 22 e foi registrado no Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG) sob o número 00114/14.

Considerando a margem de erro, os três candidatos que lideram o pleito tiveram oscilação positiva em relação à pesquisa Ibope divulgada no último dia 16. Na ocasião, Fernando Pimentel aparecia com 43% da preferência, contra 23% de Pimenta e 3% de Tarcísio. No levantamento anterior, 10% dos pesquisados declararam voto brando ou nulo e 17% estavam indecisos ou não quiseram responder.

Rejeição. A pesquisa divulgada nesta terça avaliou também a taxa de rejeição dos candidatos. A liderança neste quesito é de Pimenta da Veiga, com 13%. Em seguida aparecem Fernando Pimentel, com 12%; Fidélis, com 11%; Professor Túlio Lopes e Tarcísio Delgado, com 8% cada; e Cleide Donária e Eduardo Ferreira, com 7% cada. Segundo o Ibope, 27% dos pesquisados votariam em qualquer um dos candidatos e 35% não souberam responder.

Senado. O Ibope avaliou também as intenções de voto para o Senado. A disputa é liderada pelo ex-governador Antonio Anastasia, com 47% da preferência, seguido por Josué Alencar (PMDB), com 20%. Os votos em branco ou nulo somaram 11% e os indecisos ou que não responderam são 17%. Margarida Vieira (PSB), Tarcísio (PSDC), Geraldo Batata (PSTU), Graça (PCO). Pablo Lima (PCB) e Edilson Nascimento (PTdoB) tiveram 1% dos votos cada.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.