Diomicio Gomes
Diomicio Gomes

Em Goiânia, Iris Rezende vence Vanderlan e é eleito prefeito

Político histórico em Goiás, Iris recebeu 57,7% dos votos, enquanto o candidato do PSB obteve 42,3%

Sarah Teófilo, O Estado de S.Paulo

30 Outubro 2016 | 22h52

O ex-prefeito de Goiânia Iris Rezende (PMDB), 82 anos, venceu as eleições com 57,7% dos votos, enquanto seu adversário, o ex-prefeito de Senador Canedo Vanderlan Cardoso (PSB), teve 42,3% do eleitorado goianiense. O peemedebista, que será prefeito da capital pela 4ª vez, venceu o empresário por 101,2 mil votos. A capital teve 24,09% de abstenções, 7,4% de nulos e 2,13% de brancos.

Em coletiva, o prefeito eleito agradeceu o povo e as lideranças. "Vivo nesse momento um sentimento de gratidão e sinto que essa eleição agiganta ainda mais minha responsabilidade com o povo", disse. O vice do candidato é o deputado estadual Major Araújo (PRP).

 

Já Vanderlan, cujo vice é o vereador tucano Thiago Albernaz, agradeceu a população e pelo Twitter desejou aos vencedores sucesso. "Que possam cumprir todas as promessas feitas", escreveu. Vanderlan foi o candidato em Goiânia que mais cresceu durante a campanha, sendo que na primeira pesquisa Ibope possuía 15% dos votos, conseguiu ir para o segundo turno e foi eleito com 42,3%. O ex-prefeito de Senador Canedo tentou, sem sucesso, se eleger governador em 2010 e 2014. 

 

Iris já foi deputado estadual, governador pelo Estado, senador, ministro da Justiça de Fernando Henrique Cardoso e ministro de Agricultura de José Sarney. Ele volta para a prefeitura depois de ter saído em 2010, quando deixou seu vice, Paulo Garcia (PT), para disputar o governo contra o atual governador. Derrotado, voltou a tentar em 2014, mas mais uma vez não obteve sucesso. Em julho deste ano, Iris anunciou que deixaria a carreira política, mas em agosto informou que voltaria para disputar o pleito.

Mais conteúdo sobre:
Eleições

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.