PUBLICIDADE

Em Campinas, debate marca o último final de semana de campanha

Líderes em pesquisa de intenção de voto, Rafa Zimbaldi (PL) e Dario Saadi (Republicanos) foram os mais atacados, bem como o prefeito Jonas Donizete e governador João Doria

PUBLICIDADE

Por Claudio Liza Jr.
Atualização:

CAMPINAS - Crise na saúde e críticas ao prefeito Jonas Donizette (PSB) e ao governo João Doria (PSDB) deram o tom de debate entre candidatos à prefeitura de Campinas promovido neste domingo, 8, pela VTV, afiliada do SBT. Os principais questionamentos foram direcionados ao deputado estadual Rafa Zimbaldi (PL) e ao ex-secretário de esportes Dário Saadi (Republicanos), apoiado pelo prefeito, que não pode mais se reeleger. Eles ficaram tecnicamente empatados na liderança da última pesquisa Ibope, de27 de outubro, com 27%(Zimbaldi) e 22% (Saadi), pois a margem de erro é de 4 pontos porcentuais.

O prefeito Jonas Donizete, que não concorre à reeleição, também foi alvo de críticas dos candidatos durante o debate realizado ontem Foto: Clayton de Souza /Estadão

PUBLICIDADE

O debate foi um dos principais eventos do último fim de semana de campanha antes do primeiro turno, em que a maioria dos candidatos optou por fazer caminhadas em pontos diferentes da cidade. No encontro, Zimbaldi e Saadi também trocaram farpas. “Há um descaso com a saúde, a propaganda do candidato do Jonas Donizette (Saadi) diz que está tudo ótimo”, disse o deputado. Saadi rebateu com ataques. “Eu fui secretário de Esportes. O Rafa foi aliado ao governo e por oportunismo político virou casaca”, afirmou, referindo-se ao período em que Zimbaldi foi da base do prefeito, antes de romperem. 

No caso de Doria, Zimbaldi foi citado por votar a favor de projeto estadual de ajuste de gastos, um pacote que, entre outras medidas, revê benefícios fiscais em impostos e que foi aprovado no dia 14 de outubro. “O senhor votou pelo aumento de impostos”, afirmou o ex-vereador Artur Orsi (PSD). Zimbaldi disse que a afirmação é fake news. “O Projeto 529 (estadual) é de redução da máquina pública.” 

Pedro Tourinho (PT), Delegada Teresinha (PTB) e Wilson Matos (Patriota) também dirigiram críticas diretas aos candidatos que lideram o Ibope. O debate contou ainda com a presença de Alessandra Ribeiro (PC do B) e André von Zuben (Cidadania).O ex-prefeito cassado Dr. Hélio (PDT) não participou do encontro, alegando problema de saúde na família dele. Além dos embates, problemas na saúde, em meio à pandemia do coronavírus, dominaram as discussões. 

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.