Eleições 2020: pré-candidatos já podem pedir voto dentro dos partidos

Interessados em lançar candidaturas têm até 15 dias antes das convenções partidárias para convencer correligionários

PUBLICIDADE

Foto do author Marcelo Godoy
Por Marcelo Godoy e Paula Reverbel
Atualização:

Antes de se apresentarem formalmente aos eleitores, os pré-candidatos às eleições municipais de 2020 começam hoje a fazer propaganda no interior de seus partidos. A chamada campanha intrapartidária deve durar por até 15 dias antes da convenção das legendas.

Matarazzo mantém diálogo com nomes que se apresentam pela direita na disputa paulista. Foto: Nilton Fukuda/ Estadão

PUBLICIDADE

Em São Paulo, pelo menos a do PSD começa hoje, já que sua convenção está marcada para o dia 31 de agosto. A partir deste dia, por exemplo, o pré-candidato Andrea Matarazzo poderá fazer campanha interna para convencer os filiados do seu partido a indicá-lo para concorrer à Prefeitura de São Paulo.

“Pode-se fazer campanha interna para obter a indicação de seu nome ao cargo que desejam concorrer. A lei veda, no entanto, o uso de rádio, TV e outdoor”, afirmou o advogado e professor de direito eleitoral Alberto Rollo. O ex-ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) Henrique Neves afirmou que as mesmas regras valem para o uso de mídias sociais, sites, e distribuição de material de campanha, como panfletos, faixas, bandeiras e camisetas.

Nas redes sociais, por exemplo, os pré-candidatos poderão disputar voto dos convencionais apenas em grupos fechados criados pelos partidos com a participação exclusiva de seus filiados. “Esse grupos podem ser abertos apenas aos convencionais”, disse Neves.

Por enquanto, a maioria dos principais partidos não definiu a data de sua convenção, nem como ela deve acontecer diante da pandemia de covid-19, se presencial ou se virtual. Somente consultas virtuais – a maioria feita por meio da internet – foram usadas até agora pelas agremiações para definir a disputa entre pré-candidatos.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.