Alex Silva / Estadão
Alex Silva / Estadão

Convenção do Patriota para lançar Arthur do Val, o Mamãe Falei, em 3 de setembro será 100% virtual

Diretório paulistano é controlado pelo MBL, grupo político com forte atuação em redes sociais, e candidato é YouTuber

Marcelo Godoy e Paula Reverbel, O Estado de S.Paulo

02 de agosto de 2020 | 05h00

Controlado pelo MBL  – grupo político com forte atuação na web e nas redes sociais –, o diretório paulistano do Patriota já definiu que a convenção municipal que vai confirmar a candidatura do deputado estadual Arthur do Val, conhecido como Mamãe Falei, será 100% virtual. Ela está marcada para 3 de setembro. 

“Vai ser como uma sessão da Câmara”, explicou o advogado ligado ao MBL Rubens Nunes, secretário-geral do diretório. “Os convencionais entram (na videoconferência), comunicam a presença e isso é transformado em ata, com o jurídico acompanhando. Eles votam e isso também é registrado”, disse. Depois, o resultado será enviado à Justiça Eleitoral. 

Youtuber desde 2015

O MBL, movimento ao qual Mamãe Falei é ativista, é notório pelo seu uso de redes sociais. O próprio candidato é youtuber desde 2015 e tem atualmente mais de 2,6 milhões de assinantes. Ele ingressou no grupo em 2016, quando participou dos protestos pelo impeachment da então presidente Dilma Rousseff. Em 2018, tornou-se o segundo deputado estadual paulista mais votado, com 470 mil votos.

A convenção vai primeiro votar a chapa majoritária e depois a chapa de vereadores. Nunes disse ao Estadão que o partido não vai enviar o número máximo de candidatos permitido. Serão cerca de 60 candidatos a vereador, ao invés dos 83 por partido que podem ser lançados em São Paulo.  “Nós optamos por colocar um pouco mais de qualidade ao invés de ir preenchendo pessoas da chapa”, afirmou.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.