PUBLICIDADE

Convenção do Patriota para lançar Arthur do Val, o Mamãe Falei, em 3 de setembro será 100% virtual

Diretório paulistano é controlado pelo MBL, grupo político com forte atuação em redes sociais, e candidato é YouTuber

Foto do author Marcelo Godoy
Por Marcelo Godoy e Paula Reverbel
Atualização:

Controlado pelo MBL– grupo político com forte atuação na web e nas redes sociais –, o diretório paulistano do Patriota já definiu que a convenção municipal que vai confirmar a candidatura do deputado estadual Arthur do Val, conhecido como Mamãe Falei, será 100% virtual. Ela está marcada para 3 de setembro. 

O deputado estadual e coordenador do MBL Arthur do Val na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo Foto: Alex Silva / Estadão

PUBLICIDADE

“Vai ser como uma sessão da Câmara”, explicou o advogado ligado ao MBL Rubens Nunes, secretário-geral do diretório. “Os convencionais entram (na videoconferência), comunicam a presença e isso é transformado em ata, com o jurídico acompanhando. Eles votam e isso também é registrado”, disse. Depois, o resultado será enviado à Justiça Eleitoral. 

Youtuber desde 2015

O MBL, movimento ao qual Mamãe Falei é ativista, é notório pelo seu uso de redes sociais. O próprio candidato é youtuber desde 2015 e tem atualmente mais de 2,6 milhões de assinantes. Ele ingressou no grupo em 2016, quando participou dos protestos pelo impeachment da então presidente Dilma Rousseff. Em 2018, tornou-se o segundo deputado estadual paulista mais votado, com 470 mil votos.

A convenção vai primeiro votar a chapa majoritária e depois a chapa de vereadores. Nunes disse ao Estadão que o partido não vai enviar o número máximo de candidatos permitido. Serão cerca de 60 candidatos a vereador, ao invés dos 83 por partido que podem ser lançados em São Paulo.  “Nós optamos por colocar um pouco mais de qualidade ao invés de ir preenchendo pessoas da chapa”, afirmou.