Filipe Araujo/Estadão
Filipe Araujo/Estadão

As propostas dos candidatos a presidente nas eleições 2018

Conheça as principais diretrizes de governo de Lula, Bolsonaro, Ciro, Marina Silva, Alckmin, Álvaro Dias, Henrique Meirelles, Guilherme Boulos, Vera Lúcia, João Amôedo e Cabo Daciolo reunidas a seguir pelo Estado

O Estado de S.Paulo

15 Agosto 2018 | 15h08

Após o registro das chapas nas eleições 2018, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE)  já registrou as diretrizes de governo dos presidenciáveis. Conheça abaixo as propostas dos candidatos a presidente:

Propostas de Fernando Haddad (PT)

O documento apresentado pelo PT do ex-prefeito Fernando Haddad prevê, entre outras propostas, a promoção de políticas visando a igualdade de gênero, superação da pobreza, mudanças no Poder Judiciário, reforma política com participação popular, fortalecimento do SUS e educação como prioridade estratégica, além de melhorias no programa Minha Casa, Minha Vida e políticas para o agronegócio.

+ Leia a íntegra do plano de governo do PT

Propostas de Jair Bolsonaro

O candidato do PSL divulgou no dia 14 de agosto as suas diretrizes de governo. O plano de Jair Bolsonaro traz medidas que vão de um ajuste liberal na economia - com diminuição do tamanho do Estado e venda de ativos da Petrobrás -, à criação de um superministério (com a fusão das atuais pastas da Fazenda, Planejamento e Indústria) e manutenção de programas sociais. Em outro trecho, as propostas do candidato a presidente caracteriza ações de movimentos sociais como “terrorismo” e fala em liberar o porte de armas para pessoas físicas como medida para diminuir a violência. 

+ Leia a íntegra do plano de governo de Bolsonaro

Propostas de Geraldo Alckmin

As diretrizes do candidato tucano têm como foco a economia e a segurança pública, sem entrar em detalhes que possam criar impasses com partidos do Centrão - bloco que fechou apoio a Geraldo Alckmin na eleição. Entre as propostas do candidato a presidente tucano estão uma reforma tributária que unifique impostos e a ampliação do combate à corrupção. Na segurança, o tucano pretende atribuir à Guarda Nacional poderes de polícia e dificultar a progressão de pena para crimes graves. 

+ Leia a íntegra do plano de governo de Alckmin

Propostas de Marina Silva

O programa de governo da candidata da Rede, Marina Silva, propõe que o casamento entre pessoas do mesmo sexo seja protegido por lei e que o Banco Central tenha autonomia, mas não tenha independência institucionalizada. As duas propostas divergem do que a candidata a presidente apresentou em 2014 e foram entregues pela campanha nesta terça-feira, 14, ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), para as eleições 2018. O documento faz ainda defesa contundente das reformas política, tributária e da Previdência.

+ Leia a íntegra do programa de governo de Marina

Propostas de Ciro Gomes

As propostas de Ciro preveem um papel maior do Estado na indução do desenvolvimento econômico. O pedetista pretende ampliar o investimento em infraestrutura, que deverá atingir o nível de R$ 300 bilhões por ano, com auxílio do BNDES. Outra proposta do candidato a presidente pelo PDT é criar um fundo para ajudar os brasileiros com nomes sujos por dívidas a refinanciar suas pendências e aumentar a margem de consumo da população. 

+ Leia a íntegra do programa de governo de Ciro

Propostas de Alvaro Dias

O candidato do Podemos à Presidência da República, Alvaro Dias promete um corte linear de 10% em todas as despesas do governo federal. O candidato a presidente também apresentou a proposta de uma reforma tributária que simplifique os impostos e uma reforma da previdência com sistema de capitalização. Na segurança ele pretende reduzir em 60% o número de homicídios e assaltos e zerar a fila do SUS com a informatização do sistema.

+ Leia a íntegra do plano de governo de Álvaro Dias

Propostas de Guilherme Boulos

O candidato do PSOL pretende recuperar as contas públicas com uma reforma tributária que amplie os impostos dos mais ricos, de indústrias e do setor agropecuário e reduza progressivamente os impostos sobre consumo. Além disso, Guilherme Boulos pretende alongar o perfil da dívida pública, com prazos mais longos e juros mais baixos. O candidato também pretende apelar para consultas, plebiscitos e referendos para validar propostas que não passem pelo crivo do Congresso. 

+ Leia a íntegra do plano de governo de Boulos

Propostas de Henrique Meirelles

O ex-ministro da Fazenda, candidato pelo MDB, defende propostas de mudanças no sistema tributário e no sistema penitenciário. Henrique Meirelles também fala em maior geração de empregos, em especial com a criação de mais oportunidades para os jovens. 

+ Leia a íntegra do plano de governo de Henrique Meirelles 

Propostas de Cabo Daciolo

O candidato a presidente do Patriota tem como eixo de suas propostas aumentar o investimento nas Forças Armadas e na educação, bem como melhorar os problemas de saúde e de violência urbana por meio da prevenção. Cabo Daciolo ainda promete baixar juros e impostos para promover o crescimento econômico. 

+ Leia a íntegra do programa de governo de Daciolo

Propostas de Vera Lúcia

A candidata do PSTU, em um plano simples com 16 pontos, propõe revogar a reforma trabalhista, um planos de obras públicas para gerar emprego e resolver problemas estruturais, aumento de salários e aposentadorias, entre outros. 

+ Leia a íntegra do programa de governo  de Vera Lúcia

Propostas de João Amôedo

João Amoêdo pretende fazer mudanças no sistema político e deixar o Estado mais enxuto. O candidato a presidente defende propostas como o fim do fundo partidário e do fundo eleitoral, além de propor a redução do número de parlamentares. Também defende a maior inserção do Brasil na economia mundial. 

+ Leia a íntegra do programa de governo de João Amoêdo

Propostas de José Maria Eymael

O democrata-cristão promete cumprir a Constituição e diminuir a carga tributária, além de fazer o Sistema Único de Saúde (SUS) funcionar. Uma das propostas de José Maria Eymael prevê também a universalização do acesso ao esporte amador. 

+ Leia a íntegra do programa de governo de Eymael

Propostas de João Goulart Filho

O filho do ex-presidente João Goulart tem como meta de governo dobrar o valor real do salário mínimo até o fim do mandato. Outras propostas do candidato do PPL preveem a redução da taxa de juros e o investimento em fontes renováveis de energia

+ Leia a íntegra do programa de governo de Goulart

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.