PUBLICIDADE

Cesário Lange ganha fama de ‘tucanolândia’

Cidade no interior de São Paulo com 17,1 mil habitantes votou em peso no PSDB nos últimos oito anos

Foto do author José Maria Tomazela
Por José Maria Tomazela
Atualização:

A dona de casa Rosana Correia de Arruda, de 38 anos, segue à risca um conselho que ouviu da avó, que dizia: “Cidade pequena não pode ser contra o governo”. Moradora de Cesário Lange, interior de São Paulo, ela e todos os familiares, como a filha Maria Verônica, de 18, votam em candidatos do PSDB desde que os tucanos assumiram o governo de São Paulo. Não são as únicas. Há oito anos só dá PSDB na cidade de 17.163 habitantes. Cesário Lange faz jus à fama de ser a “tucanolândia” do interior.

No domingo passado, 69,70% dos eleitores elegeram prefeito tucano Ronaldo Paes de Camargo, o “Dinho”. Ele somou mais votos que os outros dois candidatos juntos, além de brancos e nulos. O desempenho só não foi melhor que o resultado obtido pelo atual prefeito, Ramiro de Campos, também do PSDB, na eleição de 2012, quando foi reeleito com 79,87% dos votos. Em 2008, Ramiro já havia sido eleito com 65,67%. Nas duas ocasiões, “Dinho” era seu vice. 

O comerciante Vanderlei Galvão, de Cesário Lange Foto: Epitácio Pessoa|Estadão

PUBLICIDADE

Apoio. Contador e dono de um escritório contábil, “Dinho” conta que nunca havia participado da política até o convite para ser vice de Ramiro. Nas ruas da cidade, é difícil encontrar eleitor de outro partido, como os 6,34% que votaram no PT. A coligação tucana elegeu 8 dos 11 vereadores.

“A cidade é nova, mas está maior e melhor que cidades vizinhas, muito mais antigas, que tiveram prefeitos de outros partidos e parece que pararam no tempo”, afirmou o comerciante Vanderlei Andreozzi, de 45 anos.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.