Candidatos do PSOL excluídos da TV criam canal no YouTube

Desde a última sexta-feira, o canal Sem TV PSOL RJ exibe vídeos de onze concorrentes à Câmara Federal

Wilson Tosta, O Estado de S. Paulo

29 de setembro de 2014 | 19h16

Candidatos a deputado pelo PSOL do Rio excluídos, pelo comando local da legenda, da propaganda na televisão, lançaram um horário eleitoral alternativo no YouTube. Desde a última sexta-feira, o canal Sem TV PSOL RJ exibe vídeos de onze concorrentes à Câmara Federal e uma candidata a deputada estadual pelo partido. Foram produzidos pelo Coletivo PSOL do Povo, integrado pela deputada estadual Janira Rocha. Única postulante à Assembleia Legislativa a participar, a parlamentar é a "âncora" das produções: está em todas.

O canal é mais um episódio da briga da minoria do PSOL do Rio com a maioria que comanda a legenda no Estado. Há quatro semanas, o Diretório Nacional suspendeu por seis meses o repasse mensal do Fundo Partidário à seção local do partido. A medida foi uma represália à suposta recusa da legenda a dar espaço para Janira na TV. A deputada responde a acusações por supostamente se apropriar de parte dos salários de assessores. Ela alega inocência. O PSOL local diz que o caso não tem relação com a exclusão.

"Este ano, em função de diferenças políticas, a direção do PSOL estadual decidiu nos vetar", acusou Janira. "A direção do PSOL do Rio tem uma visão autoritária, totalitária, de partido único. Faz um discurso para fora, de defesa dos direitos civis, dos direitos humanos, da democracia, da diversidade. Mas internamente o partido não é democrático, é autoritário, quer aplastar as minorias."

O presidente da legenda no Rio, Rogério Alimandro, contestou. "Temos 20 segundos na TV, dia sim, dia não. Optamos por dar espaço ao deputado estadual Marcelo Freixo e aos candidatos Eliomar Coelho, Flávio Serafini, Paulo Ramos, Renatinho e Professor Josimar, aos federais Chico Alencar e Jean Wyllys e aos vereadores Renato Cinco e Paulo Eduardo Gomes." Todos foram bem votados antes. Janira teve apenas 6.442 votos em 2010.

Janira é a única detentora de mandato do PSOL a participar do canal. Também o usam os candidatos Cabo Daciolo, Denise Nascimento, Bernardo Filho, Dinei Medina, Eronildo Caroço, Jane Oliveira, Ramon Vieira, Pastor Jefferson Barros, Nilson Grande, Ricardo Demétrio e Ricardo Pessanha.

"Este é um dos candidatos que foi excluído da propaganda eleitoral pela direção majoritária do PSOL Rio", diz Janira, em cada inserção dos candidatos a deputado federal. Os recados são curtos. "Não estamos à venda. Não somos mais um. Estamos lutando é pela dignidade do povo brasileiro", diz Daciolo. Até o fim da tarde, o canal contava mais de mil visualizações, no endereço http://bit.ly/1okLP2D.

Tudo o que sabemos sobre:
EleiçõesPSOL

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.