Candidato nega ter sido favorecido em emendas

Questionado sobre as obras contra a seca na eleição, deputado diz que, na região, moradores "têm dificuldade de água"

FÁBIO FRABRINI, O Estado de S.Paulo

24 de setembro de 2012 | 03h05

O deputado e candidato a prefeito de Petrolina Fernando Filho nega favorecimento no pagamento das emendas. Ele explica que, como seu eleitorado se concentra no semiárido, apadrinha mais projetos na área de atuação da companhia que outros parlamentares. "Com certeza, fui o que mais colocou (emendas). Não posso ser penalizado se os outros não colocam", afirma.

O deputado, no entanto, também é o mais beneficiado em termos proporcionais, segundo as tabelas da Codevasf. Este ano, os pagamentos da companhia referentes às emendas dele correspondem a 89% do valor pleiteado na Lei Orçamentária.

Questionado sobre o impacto das obras contra a seca nas eleições, o deputado responde que, na região, as pessoas "têm dificuldade de água".

Em nota, o Ministério da Integração Nacional informou que a destinação de emendas é negociada pela Secretaria de Relações Institucionais e que o pagamento é feito mediante o cumprimento de exigências legais, como a medição dos serviços. Nos cálculos da pasta, Fernando Filho é o terceiro parlamentar mais contemplado, considerando-se todos os pagamentos feitos, não só os da Codevasf em Petrolina.

"Refutamos, mais uma vez, insinuações de favorecimento. Ressalte-se, por oportuno, que, independentemente de vínculo familiar, o deputado possui tratamento igualitário a todos os demais", sustenta a nota. / F.F.

Tudo o que sabemos sobre:
eleições 2012PSB

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.