Candidato do PRB venceria segundo turno contra tucano

Russomanno tem maior vantagem sobre Serra entre os eleitores que ganham até cinco salários mínimos

O Estado de S.Paulo

17 de agosto de 2012 | 03h06

Em um eventual confronto de segundo turno entre José Serra (PSDB) e Celso Russomanno (PRB), o apresentador de TV ficaria à frente do ex-prefeito e ex-governador, segundo a pesquisa Ibope/TV Globo/Estado. Se o segundo turno fosse hoje, Russomanno teria 42%, contra 35% para o tucano, indica a pesquisa. Outros 16% anulariam o voto ou votariam em branco.

É a primeira vez, na atual campanha, que o Ibope faz simulação de segundo turno. Apenas os dois líderes da pesquisa foram apresentados aos eleitores como opções nessa modalidade, já que nenhum dos demais candidatos chegou ao patamar de dois dígitos na pesquisa estimulada do primeiro turno.

Russomanno deve sua posição de liderança aos eleitores que ganham de um a cinco salários mínimos - nessas faixas, ele tem mais de 10 pontos porcentuais de vantagem sobre Serra. Já o tucano está na frente entre quem ganha mais de cinco salários mínimos: 40% a 32%.

Avaliação. O Ibope também perguntou aos entrevistados como avaliam as administrações do prefeito Gilberto Kassab (PSD), do governador Geraldo Alckmin (PSDB) e da presidente Dilma Rousseff (PT).

A gestão Kassab é considerada boa ou ótima por 18%, e ruim ou péssima por 43%. O saldo negativo cresceu de 22 para 25 pontos porcentuais. Alckmin é aprovado por 41% dos paulistanos, enquanto apenas 16% veem sua administração como ruim ou péssima. Já Dilma tem 55% de ótimo e bom e 11% de ruim e péssimo. Seu saldo positivo é de 44 pontos porcentuais, superior ao de Alckmin, com 25 pontos. / D.B.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.