Fabio Motta/Estadão
Fabio Motta/Estadão

Caetano, Chico e petistas históricos divulgam manifesto em apoio a Boulos

Intelectuais e escritores como Marilena Chauí e Luís Fernando Veríssimo também declararam apoio à chapa de Guilherme Boulos e Luiza Erundina

Eduardo Gayer, O Estado de S.Paulo

06 de agosto de 2020 | 19h30

Figuras historicamente ligadas ao PT assinaram um manifesto em apoio à pré-candidatura de Guilherme Boulos e Luiza Erundina, pelo PSOL, à Prefeitura de São Paulo. Subscrevem a carta artistas como Caetano Veloso, Chico Buarque e José de Abreu, além de intelectuais e escritores como Marilena Chauí, Luís Fernando Veríssimo, Fernando Moraes e Frei Betto. Também declarou apoio à chapa a cineasta Petra Costa, diretora de Democracia em Vertigem, documentário sobre o impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff que disputou o Oscar deste ano.

"Temos o desafio de derrotar o projeto autoritário de Bolsonaro e o projeto elitista dos tucanos", informa o manifesto divulgado na tarde desta quinta-feira, 6, pela equipe da pré-campanha. Professores universitários como Vladmir Safatle estão entre os apoiadores. Nomes do meio artístico influentes nas redes sociais, como a apresentadora Astrid Fontenelle, também formalizaram o apoio a Boulos e Erundina.

A carta defende que o governo de Luiza Erundina, que foi prefeita de São Paulo pelo PT entre 1989 e 1992, foi um marco histórico na capital e concretizou a ideia de sociedade democrática. "São Paulo precisa de Boulos e Erundina. O Brasil precisa deles", finaliza o manifesto.

A chapa do PSOL é considerada no meio político como um óbice ao protagonismo do PT na esquerda nas eleições municipais em São Paulo. O pré-candidato pelo PT no município é Jilmar Tatto, que foi secretário de transportes durante a gestão de Fernando Haddad, nome avaliado como de baixa expressão eleitoral. Ele ficou em sétimo lugar na corrida ao Senado, em 2018.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.