Basômetro mede votações

O Basômetro é uma ferramenta online interativa que permite a análise do comportamento de partidos e parlamentares em relação à orientação do governo em votações nominais.

O Estado de S.Paulo

18 de novembro de 2012 | 02h07

É um dos projetos do Estadão Dados, núcleo de jornalismo de dados do Estado.

O Basômetro pode ser consultado no endereço estadaodados.com/html/basometro. Na internet, cada parlamentar é representado por uma bolinha com a cor do seu partido. Quanto mais próxima a bolinha estiver do governo (no alto), maior é a taxa de governismo, ou seja, o número de votos pró-governo em relação ao total de votos no período. Ao entrar na ferramenta, o usuário pode selecionar, no alto, o tipo de análise que quer fazer: dos governos Dilma Rousseff (Câmara dos Deputados e Senado) ou Lula (Câmara), por bancadas partidárias ou por votações específicas. Também é possível selecionar um único partido ou um conjunto de legendas, e especificar o período a ser analisado por meio de um botão deslizável.

O Basômetro concentra informações relativas a mais de 480 mil votos de parlamentares em 1.025 votações dos últimos nove anos e nove meses.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.