Átila Lins deverá ser o corregedor dos deputados

A Mesa Diretora da Câmara se reunirá hoje para aprovar um projeto a fim de dar ao presidente da Casa, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), a prerrogativa de escolher o novo corregedor dos deputados. A intenção é aprovar a proposta também hoje.

O Estado de S.Paulo

20 de fevereiro de 2013 | 02h05

Pela regra atual, o cargo teria de ser ocupado pelo 2º vice-presidente da Casa, Fábio Faria (PSD-RN), mas ele abriu mão da função para evitar desgaste - pois foi um dos protagonistas do chamado escândalo das passagens, sobre abuso em viagens com dinheiro público. A segunda opção é dar o cargo para o 3º secretário da Mesa, Maurício Quintella Lessa (PR-AL). Mas ele é suspeito de desviar recursos em seu Estado.

A solução encontrada foi deixar a escolha nas mãos de Alves, que é acusado de enriquecimento ilícito. O deputado Átila Lins (PSD-AM) deve ser o escolhido.

A Corregedoria tem como função analisar a conduta dos parlamentares para dar suporte a decisões da Mesa nesse âmbito. O cargo tem ainda mais importância neste momento porque é por ali que começará a tramitar a cassação de mandato dos deputados condenados no julgamento do mensalão no Supremo.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.