Aliado do governador, Bezerra é 'curinga' para eleição de 2012

Fernando Bezerra, que já foi prefeito de Petrolina por três vezes, transferiu título para Recife e é potencial candidato

MONICA BERNARDES , ESPECIAL PARA O ESTADO / RECIFE, O Estado de S.Paulo

03 de janeiro de 2012 | 03h06

Três vezes prefeito da cidade de Petrolina, maior centro urbano do sertão de Pernambuco, ex-deputado estadual e federal e ocupante de vários cargos no primeiro e segundo escalões do Executivo pernambucano, Fernando Bezerra é conhecido no campo político local por fidelidade ao atual governador e presidente nacional do PSB, Eduardo Campos, que o tem como uma espécie de "curinga" na equipe. Ele aparece como potencial candidato à prefeitura do Recife.

Em outubro passado, a notícia de que FBC, como é conhecido, havia transferido seu domicílio eleitoral de Petrolina para a capital, Recife, caiu como uma bomba entre os partidos que compõem a aliança governista, em especial o PT, partido do atual prefeito recifense, João da Costa.

Aliados do governador atribuíram a manobra sobretudo ao desejo do PSB marcar espaço no jogo sucessório em meio à falta de sintonia entre as tendências internas do PT local. O ministro minimizou o assunto e disse que não "pretendia sair candidato",

Passivo. Em nota encaminhada pela Secretaria Especial de Imprensa, o governo de Pernambuco afirmou que os recursos citados pela reportagem referem-se a contratos firmados em 2010, durante o governo do ex-presidente Lula. O ministro estaria apenas honrando os contratos assinados por seus antecessores. Em 2011, segundo o governo, Pernambuco recebeu do ministério recursos emergenciais para reconstrução de escolas, hospitais, moradias destruídos pelas enchentes.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.