RAFAEL MORAES MOURA, BRASÍLIA, O Estado de S.Paulo

15 de dezembro de 2012 | 02h03

Em seu segundo dia no Palácio do Planalto, o presidente em exercício, José Sarney, elogiou ontem a presidente Dilma Rousseff, que completou ontem 65 anos. "Na minha vida, o destino tem me preparado muitas surpresas. Uma delas foi esta, de assumir a presidência depois de 22 anos, substituindo a presidente Dilma Rousseff, esta mulher extraordinária que hoje merece o respeito nacional pelas suas qualidades e pelo governo que está fazendo", discursou Sarney, em cerimônia de transmissão de cargo de secretário executivo do Gabinete de Segurança Institucional (GSI).

A troca de comando na secretaria executiva do GSI - ocupada agora pelo general de divisão Roberto Sebastião Peternelli, que substitui o general de divisão Antonio Sérgio Geromel - trouxe de volta lembranças do governo Sarney (1985-1990). Definiu como "uma surpresa que o destino me dá", a presença de Peternelli, que serviu quando ele era presidente. E como "outra grande surpresa" a saída de Geromel "que foi comandante do Centro de Guerra Eletrônica, criado por mim".

À tarde, o presidente interino não retornou ao Planalto: segundo assessores, não queria holofotes. Sarney é o quarto na lista de sucessão e assumiu com as viagens de Dilma à Europa, do vice Michel Temer a Portugal e do presidente da Câmara, Marco Maia (PT-RS), ao Panamá.

Na quinta-feira, seu primeiro dia na Presidência, Sarney recebeu os ministros Ideli Salvatti (Relações Institucionais), José Eduardo Cardozo (Justiça) e Marta Suplicy (Cultura) e senadores do PMDB. Na ocasião, foi lembrada a previsão de uma vidente, que teria dito que Sarney seria presidente outra vez.

Sua saída do posto está com as horas contadas - ele deve deixá-lo às 21h de hoje, com a chegada de Temer. Dilma retorna da Rússia na madrugada de sábado.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.