Filipe Araujo/Estadão
Filipe Araujo/Estadão

147 milhões de eleitores vão às urnas; confira as regras para votar

Eleitor deve ficar atento à ordem do voto, que neste ano começa por deputado federal; Quase 27 mil candidatos estão na disputa por cargos

O Estado de S.Paulo

07 Outubro 2018 | 05h00

Das 8h até as 17h deste domingo (7), sempre pelo horário local, 147,3 milhões de eleitores em todo o País estarão aptos a votar nos quase 27 mil candidatos que disputam algum cargo nas eleições deste ano. 

+ Pesquisa Ibope: Bolsonaro chega a 41 pontos dos votos válidos na véspera da votação

O eleitor precisa estar atento porque, nestas eleições, a ordem de votação nos candidatos mudou. A primeira escolha será a de candidato a deputado federal, seguida de deputado estadual e, depois, senadores. Como neste ano serão renovados dois terços do Senado, o eleitor terá de votar em dois candidatos diferentes. Na sequência, são os votos para governador e para presidente.

Quem quiser manifestar apoio a algum candidato hoje precisará seguir algumas regras, como não utilizar alto-falantes ou amplificador de som, não arregimentar outros eleitores nem fazer boca de urna.

Proibidas nos dias de votação em anos anteriores, porém, as camisetas em apoio a algum candidato foram liberadas neste ano, mas não será permitida a aglomeração de pessoas portando o mesmo vestuário padronizado.

Na hora de votar, é proibido portar aparelho de celular, máquinas fotográficas, filmadoras, equipamento de radiocomunicação ou quaisquer instrumentos que possam comprometer o sigilo do voto.

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.