Veja as palavras mais faladas na estreia dos programas de Dilma e Serra na TV

Veja as palavras mais faladas na estreia dos programas de Dilma e Serra na TV

Jose Roberto de Toledo

17 de agosto de 2010 | 18h50

Foram programas de apresentação dos candidatos ao eleitor. Nada mais natural que seus nomes fossem as palavras mais citadas. “Serra” teve 19 menções. “Dilma” foi pronunciada 18 vezes. Descontados os monossílabos, foram os dois vocábulos -e os assuntos- que monopolizaram as estreias do horário eleitoral dos programas dos candidatos do PSDB e do PT, respectivamente.

Não foi apenas o foco nos presidenciáveis que se repetiu nas propagandas dos dois rivais. O objetivo dos marqueteiros de ambos foi o mesmo: lambuzar a TV com programas impregnados de emoção. Os artifícios são os de sempre: muita música, gente alegre, gente chorando, gestos carinhosos, animais de estimação.

A mesma disposição de emocionar o eleitor se reflete nas “nuvens” das palavras mais citadas durante os programas. “Gente”, “família” e “coração” na propaganda de José Serra. “Vida”, “afetivamente”, “mãe/filha” no programa de Dilma Rousseff.

Palavras mais pronunciadas durante a propaganda de Dilma

Palavras mais pronunciadas durante a propaganda de Dilma

Na propaganda do tucano, o narrador e os jingles trataram Serra por “Zé” nada menos que 7 vezes. A tentativa de “popularizar” o candidato não foi muito bem sucedida. Afinal, toda vez que os “populares”, no próprio programa, se referiam ao presidenciável o chamaram de “Serra”, nunca de “Zé”.

No bloco da petista, a caracterização de Dilma foi um pouco diferente, mas teve o mesmo objetivo de criar uma identificação da eleitora com a candidata. “Mãe”, “companheira”, “mulher” foram algumas das palavras associadas à presidenciável.

Lula também foi um ponto em comum das duas propagandas. Na de Dilma, como principal avalista da candidata. O presidente apareceu segurando a mão de sua protegida no lançamento da candidatura. E depois derramou-se em elogios exagerados: “(…) acho que não tem hoje no Brasil ninguém mais preparado que a Dilma.”

Na se Serra, Lula virou “Silva”. O jingle final da propaganda tucana aposta no que os marqueteiros do PSDB chamam de pós-Lula. Por isso, torce: “Quando o Lula da Silva sair, é o Zé que eu quero lá. Com Zé Serra, eu sei que anda, é o Zé que eu quero lá.”

.Palavras mais pronunciadas durante a propaganda de Serra

Palavras mais pronunciadas durante a propaganda de Serra

Do ponto de vista formal, uma houve uma diferença grande entre os dois programas: enquanto Serra falou frontalmente para a câmera, se dirigindo assim ao telespectador, Dilma apareceu falando com um interlocutor que não aparecia na tela. Como se ainda não conhecesse o eleitor, ela não se dirigiu diretamente a ele.

A linguagem de ambos os programas foi simples, com uma baixa taxa de palavras com mais de três sílabas (potencialmente mais difíceis de serem compreendidas): 17%, para os dois. Com mais tempo, a propaganda de Dilma teve mais palavras: 1.227, contra 1.010 no do tucano.

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