PUBLICIDADE

Tucano ultrapassado em BH é má notícia para Aécio

É má notícia para Aécio Neves a nova pesquisa Ibope sobre a corrida eleitoral em Belo Horizonte. Candidato apoiado pelo presidente do PSDB, o tucano João Leite terminara o primeiro turno sete pontos à frente de Alexandre Kalil (PHS). Segundo a nova pesquisa, está 54% a 46% para Kalil nos votos válidos. Em votos totais, Kalil tem 41%, Leite tem 35%, 18% de brancos e nulos e 6% de não sabe.

Por Jose Roberto de Toledo
Atualização:
 Foto: Estadão

Antes mesmo da divulgação o senador mineiro já estava apreensivo. A comparação da pesquisa do Datafolha com a do CP2 indicava trajetória de crescimento de Kalil. O Ibope confirmou a tendência e mostrou a ultrapassagem do candidato do PHS. A dez dias da eleição, o candidato de Aécio tem agora que reverter uma tendência do eleitorado, o que é sempre mais difícil.

PUBLICIDADE

Depois de a histórica eleição em primeiro turno de João Doria (PSDB) em São Paulo ter ressuscitado Geraldo Alckmin (SP) para a disputa nacional de 2018, a eventual derrota eleitoral de Aécio em casa será um baque para suas pretensões como candidato à sucessão de Michel Temer (PMDB). Seria o terceiro revés seguido: Aécio perdeu para Dilma Rousseff em Minas Gerais e viu o petista Fernando Pimentel se eleger governador do seu Estado em 2014.

O Ibope ouviu 1.001 eleitores de Belo Horizonte entre os dias 17 e 20 de outubro. A margem de erro é de três pontos percentuais, para mais ou para menos, com intervalo de confiança de 95%. A pesquisa foi contratada pela TV Globo, por R$ 70 mil. Está registrada na justiça Eleitoral sob o protocolo MG-02120/2016.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.