Slogan reciclado

Jose Roberto de Toledo

10 de abril de 2010 | 13h27

Na política, nada se cria, tudo se transforma. Estão aí os muitos programas sociais que mudaram de nome nos últimos anos, mas não de essência. O slogan da campanha presidencial de José Serra (PSDB) não foge à regra. “O Brasil pode mais” é uma releitura de “O Santos pode mais”. Esse foi o nome da chapa vitoriosa na última eleição para a diretoria do clube de futebol. Coincidência?

Muita. Fabio Gonzales, conselheiro santista e gerente do departamento jurídico do Santos, é irmão de Luís Gonzales, principal marqueteiro de Serra.

Os integrantes da chapa “Santos pode mais” tinham um problema eleitoral parecido com o do tucano. Tentavam derrotar um presidente popular, Marcelo Teixeira, em cuja gestão haviam sido conquistados muitos títulos para o clube. Conseguiram. Isso deve ter dado estímulo à reciclagem do slogan.

Algo me diz que o palmeirense Serra vai torcer pelo Santos nas finais do campeonato paulista de futebol.

PS: Como lembraram os leitores Kadrunco e Lucca, na campanha presidencial de 2006, Geraldo Alckmin usou em alguns programas eleitorais o mote “O Brasil pode mais porque você pode mais”, contra Lula. Como se sabe, não colou para a maioria dos eleitores.

Tudo o que sabemos sobre:

2010discursoeleição

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.