Pesquisa Ibope mostra dificuldade de Serra para achar tema de campanha

Jose Roberto de Toledo

06 de junho de 2010 | 23h56

(texto publicado na edição impressa de O Estado de S.Paulo)

A pesquisa Ibope/Estado/Rede Globo mostra a dificuldade de José Serra (PSDB) fixar um discurso de campanha eficiente. Entre os temas pesquisados, apenas “segurança” e “impostos” revelam potencial para serem explorados em uma campanha oposicionista.

São os únicos temas nos quais mais eleitores acham que as coisas pioraram do que melhoraram nos últimos dois anos. Serra ganha de Dilma Rousseff (PT) entre o eleitorado mais crítico. Ele pode tentar ampliar sua vantagem nesse segmento, mas o teto de crescimento é baixo.

Surpreendentemente, “saúde”, que poderia ser um diferencial do tucano por ele ser reconhecido como ministro da área, mostra um equilíbrio entre os eleitores que vêem melhoras e pioras, o que dificulta a abordagem.

Os temas econômicos, apesar de serem especialidades de Serra, como “emprego” e “consumo”, são francamente favoráveis à pré-candidata governista. Será difícil o tucano encontrar um “gancho” que lhe renda votos em áreas nas quais a maioria do eleitorado vê melhoras recentes.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Tendências: