Pesquisa Ibope é senha para Ciro desistir da sucessão

Se acreditar nas mais recentes pesquisas Datafolha e Ibope, Ciro Gomes (PSB) deve estar com sérias dúvidas sobre a o futuro de sua pré-candidatura a presidente. Ambas mostram uma curva descendente de sua intenção de voto, rumo ao quarto lugar na corrida presidencial, atrás de Marina Silva (PV). Mas não só isso.

PUBLICIDADE

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

Os cruzamentos das pesquisas e outras perguntas dos questionários de ambos os institutos não alimentam as esperanças do pré-candidato do PSB. Segundo o Ibope, Ciro é, dos quatro presidenciáveis mais bem colocados, aquele com maior rejeição: 48% do eleitorado diz que não votaria nele. É 50% maior do que a rejeição de José Serra (PSDB) e 40% mais alta do que a de Dilma Rousseff (PT).

Com um potencial de voto (eleitores que dizem que votariam ou poderiam votar nele) menor do que sua rejeição, Ciro tem um saldo negativo de 12%. Só não é pior do que o de Marina, mas a candidata verde é desconhecida por duas vezes mais eleitores do que o socialista. Isso lhe dá esperanças de aumentar o potencial de voto quando se tornar mais conhecida. Essa possibilidade é mais remota para Ciro.

 Foto: Estadão

PUBLICIDADE

O deputado cearense perdeu as principais apostas que fez até agora sobre a sucessão. Dilma conseguiu se viabilizar como candidata de Lula e do PT ao galvanizar a intenção de voto de petistas e lulistas radicais. Isso fechou uma das portas de Ciro.

Do outro lado do espectro partidário, Serra lançou-se pré-candidato tucano, contrariando a previsão do socialista, que acreditava que Aécio Neves seria o presidenciável do PSDB.

Nesse cenário, Ciro ficou comprimido entre uma candidatura governista e outra oposicionista, ambas muito fortes, com muito mais tempo de TV do que ele. Além disso, os adversários exerceram seu poder de pressão sobre os pequenos partidos e candidatos a governador que poderiam dar sustentação institucional ao pré-candidato do PSB, isolando o socialista.

Publicidade

Para completar o martírio de Ciro, a polarização exacerbou o tom das disputas entre petistas e tucanos no Congresso e na internet, deixando pouco espaço para o discurso de certa maneira conciliador do pré-candidato do PSB, que afirma pretender governar com o que há de melhor nos dois partidos.

Sem apoios institucionais que lhe aumentem o tempo de propaganda na TV, com discurso pouco atraente e intenção de voto em queda, Ciro enfrentará, como consequência, maiores dificuldades para convencer potenciais doadores e cabos-eleitorais a embarcarem na sua canoa.

Se Ciro desistisse hoje de disputar a sucessão de Lula, o maior beneficiado seria Serra, que, segundo Ibope e Datafolha, colheria a maior parte dos eleitores do rival: o tucano somaria 4 pontos percentuais a sua intenção de voto. Dilma ficaria com 2 ou 3 pontos, e Marina herdaria de 1 a 2 pontos. Evidentemente esses percentuais poderão mudar, dependendo de como for a eventual despedida do cearense.

Por outro lado, Ciro já disse que se não for eleito presidente, abandonará a política partidária. Dá a entender, assim, que não tem mais nada a perder, porque não alimenta outras ambições eleitorais. Perdido por 1, perdido por 10: Ciro pode continuar na disputa presidencial como franco atirador. Certamente renderá boas frases.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.