O que tanto o brasileiro faz na internet? Uma releitura da pesquisa anual do cgi.br

Jose Roberto de Toledo

06 de julho de 2011 | 13h30

Pesquisa anual do CGI.BR, o Comitê Gestor da Internet no Brasil

* Cresceu de 27% para 31% a taxa de domicílios com acesso à internet (2009/2010)
* Essa taxa é equivalente à argentina mas 60% menor que a alemã e 1/3 da japonesa
* Extremamente desigual, ainda: 36% no Sudeste contra 11% no Nordeste
* Extremamente desigual: 90% na classe A contra 3% na classe D/E e 24% na C
* 48% dos brasileiros dizem já ter acessado a internet
* mas só 41% acessaram nos últimos 3 meses, pelo menos
* Essa taxa cresce 13% ao ano, o que logo deve igualar acesso a computador e internet
* desses 41%, 60% o fazem diariamente (25%)
* ou seja, só 1 em cada 4 brasileiros de 10 anos ou mais acessa a internet todo dia
* Dos 41%, a maioria (56%) acessa de casa, ou da casa de outra pessoa (27%); só 22% acessa do trabalho. Ainda há 35% de usuários de lan-houses ou similares
…..
* Atividade mais comum é se comunicar: 94% dos 41% (38% dos brasileiros)
* 79% enviam/recebem email (32% dos brasileiros)
* 74% mandam/recebem mensagens instantâneas (30%)
* 69% participam do orkut ou sites de relacionamento similares (28%)
* 60% buscam informações sobre diversão e entretenimento (25%)
* 59% fazem pesquisas escolares (24%)
* 58% buscam informações sobre bens e serviços (24%)
* 53% assistem filmes/vídeos, no YouTube, por exemplo (22%)
* 50% pesquisam preços (21%)
* 47% fazem download de músicas (19%)
* 44% lêem jornais e revistas (18%)
* 43% jogam online (18%)
* 36% ouvem rádio online (15%)
* 35% buscam informações sobre saúde (14%)
* 30% fazem download de filmes (12%)
* 28% buscam informações em enciclopédias digitais e similares (11%)
* 26% buscam emprego (11%)
* 26% buscam informações sobre o governo (11%)
* 24% usam dicionários (10%)
* 21% fazem download de jogos (9%)
* 21% buscam informações sobre livros/artigos em bibliotecas (9%)
* 19% já compraram pela internet (8%)
* 17% usam Skype (7%)
* 16% assistem TV em tempo real (7%)
* 14% usam Twitter (6%)
* 13% interagem com o governo (6%)
* 11% fazem cursos online (5%)
* 9% participam de realidade virtual, tipo Second Life (4%)
* 9% fazem pagamentos/transações bancárias (4%)
* 9% buscaram CPF de alguém (4%)
* 8% blogam (3%)
* 7% declararam IR (2%)
* 4% já venderam/anunciaram alguma coisa online (1%)

Veja a íntegra da pesquisa do cgi.br

Tudo o que sabemos sobre:

internetredes sociaisrendatecnologia

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.