O efeito "santinho", a exigência de dois de documentos e a eleição de senador em SP

Partidários de Aloysio Nunes (PSDB) apostam que o tucano vai crescer na corrida por uma das vagas ao Senado por São Paulo por causa da "cola" que os eleitores levarão para a cabine de votação.

PUBLICIDADE

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

Dizem os dem-tucanos que a grande maioria dos candidatos a deputado da coligação -que inclui PSDB, PPS e DEM- imprimiu seus "santinhos" com o número de Aloysio para o Senado. E que candidatos do PMDB fizeram o mesmo, principalmente após a saída de Orestes Quércia da disputa.

PUBLICIDADE

Numa eleição em que há 27% de eleitores indecisos, 18% que só citam um candidato e 19% que afirmam pretender anular ou votar em branco, muita mudança ainda pode acontecer. Aloysio tem 22% do total de votos, e está atrás de Marta Suplicy (PT) e Netinho de Paula (PC do B), que têm 36% e 34%, respectivamente.

A disputa pelas duas vagas está concentrada nos três, embora Romeu Tuma (PTB), mesmo com problemas de saúde, não possa ser descartado.

O efeito "santinho" seria mais forte para Aloysio do que para os concorrentes porque a chapa para a Câmara dos Deputados de PT e PC do B está carente de puxadores de voto. Tanto é assim que os petistas concentraram sua campanha no voto de legenda, e dependem de Tiriricas e quetais. É uma de muitas hipóteses que não podem ser aferidas com antecedência pelas pesquisas.

Mas há outro fenômeno que pode impactar a eleição e que o Ibope tentará medir: a obrigatoriedade da apresentação do título de eleitor e de um documento com foto na hora de votar. É a primeira vez que o TSE exige ambos os documentos. Especula-se que muita gente pode ser surpreendida na seção de votação e será impedida de votar.

Publicidade

Os mais pobres terão menos documentos que os mais ricos? Isso beneficiaria os candidatos que lideram na faixa de renda mais alta do eleitorado, como Marta e Aloysio.

A próxima pesquisa Ibope avaliará o impacto dessa mudança imposta pela Justiça eleitoral e sobre quais candidatos ela poderá ter mais efeito. O instituto perguntará se o eleitor tem o seu título, se tem um documento com foto e se sabe onde guardou ambos.

Outra mudança patrocinada pelo TSE também poderá causar confusão, esta na análise dos resultados. Os percentuais de votação dos candidatos ao Senado serão divulgados com a soma dos dois votos chegando a 100%, e não a 200%, como na eleição anterior.

Por essa conta, que também desconsidera brancos e nulos, Marta tem 23%, Netinho chega a 22%, Aloysio vai a 15% e Tuma fica com 12%. Esses são os percentuais que devem ser comparados com os resultados da urna.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.