Jose Roberto de Toledo
12 de junho de 2010 | 12h21
O primeiro discurso de Marina Silva como candidata do PV foi marcado pelo seu agradecimento às pessoas e pelas referências ao Brasil. Esta foi a palavra mais citada pela senadora, com 38 referências. O contexto mais frequente em que “Brasil” aparece é o que deu nome ao seu discurso: “o Brasil que queremos”. Já o agradecimento pode ser medido pelas 18 vezes que ela disse “obrigada” e pelas 13 vezes que falou “agradeço”.
Foi um discurso emocional, através do qual a candidata tentou se conectar com o público presente ao evento (citou “aqui” 33 vezes) usando um tom pessoal. Entre as palavras mais citadas pela candidata estão “pessoa/s” (26 vezes), “vocês” (20), “todos/as” (31) e os nomes do seu vice, Guilherme Leal (13 vezes), e dos deputados Alfredo Sirkis (6 ) e Fernando Gabeira (5).
Do lado emocional, citou “coração” 9 vezes. Do institucional, “política” (13 vezes), “programa” (9) e “partido” (8) foram as citações mais usuais. E do ponto de vista do conteúdo, houve dispersão: “educação” (7 citações), “família” (7), “deus” (7), “jovens” (7), “economia” (6), “mulheres” (5) foram os mais frequentes.
Para o discurso de uma candidata verde, as citações ao tema central do partido não foram predominantes: 6 referências a “ambiente/ambiental/ais”, uma “biodiversidade” e nenhum “ecológico” ou “ecologia”.
O discurso foi longo, durou 45 minutos e empregou 7.238 palavras. Dessas, 1.466 foram palavras distintas, o que indica o domínio de um léxico extenso.
A origem petista de Marina ficou demonstrada pelas 18 citações da expressão “companheiro/a/s”, uma marca registrada do partido.
Para saber em que contexto cada palavra foi citada por Marina, clique na imagem abaixo e, na nova página que abrir, substitua “Brasil” pela expressão que quer ver.
Leia aqui a íntegra do discurso de Marina Silva.
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.